Corecom alerta: seu cartão de crédito corre risco de clonagem nesta época do ano

Paying by card

Ofertas relâmpagos, promoções irresistíveis de fim de ano   têm movimentado o comércio e deixado o consumidor com o cartão de crédito na mão para aproveitar todas as ‘oportunidades’ nas lojas físicas e virtuais. O aumento de transação online deve aumentar os riscos de fraude no cartão de crédito, como alerta o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM).

Marcus Evangelista, presidente do Conselho, esclarece que casos de fraude online merecem tanta atenção quanto o tema de violação de segurança, como a espionagem virtual. Ele destaca que letreiros com contagem regressiva para o fim da oferta e propagandas de ‘última chance’ pressionam o consumidor e levam-no a comprar por impulso, sem antes verificar a legitimidade e segurança das lojas virtuais. No entanto, o economista afirma que dá, sim, para aproveitar o período sem ser vítima de golpes.

“O ‘cibercriminoso’ age de forma muito sutil, por isso é tão difícil combater esse tipo de fraude. Eles roubam dados do usuário através de e-mails com conteúdo de descontos imperdíveis em produtos, passagens aéreas, curso online, e outras estratégias em que você fornece suas informações pessoais, como sites falsos. Em épocas festivas isso é mais recorrente, já que aumenta o número de transações financeiras pela internet”, explicou Evangelista.

Evite fraudes

Para evitar fraude em cartão magnético, a primeira dica do Corecon-AM é optar por sites conhecidos na hora da compra. “Porém, se você ainda não conhece a loja online, o primeiro passo é pesquisar na internet a reputação da mesma”, disse o economista. Segundo ele, sites como o ‘Denuncio’ e ‘Reclame Aqui’ apresentam a avaliação dos consumidores de diversas lojas, assim, fica mais fácil conhecer o serviço de onde se pretende comprar. Também vale conferir a lista disponível na internet dos sites mais fraudulentos realizada pelo Portal do Consumidor (Procon).

Ativar o serviço de “alertas de transação” para acompanhar as suas compras por e-mail ou SMS é uma forma de ser informado se o cartão de crédito foi clonado e está sendo utilizado por outra pessoa, afirma Evangelista. “Muitas vezes só vemos quando sai na fatura o valor gasto. Receber a informação na hora facilita a resolução do problema”, frisou.

Outras sugestões de Evangelista é manter sempre atualizado o software de proteção e antivírus; ativar o bloqueador de pop-ups nos sites; ignorar e-mails de remetentes desconhecidos e criar senhas difíceis de serem descobertas. “A melhor forma de evitar fraudes e aborrecimentos no futuro é se proteger dar fraudes. Assim, o consumidor pode aproveitar a comodidade e os descontos das compras online nesse fim de ano”, concluiu o presidente do Corecon-AM.

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