Compromisso e responsabilidade

Por Eduardo Braga*

Foi um ano difícil, pontuado por turbulências políticas e marcado por uma chaga sem tamanho do ponto de vista social e econômico: apesar dos sinais – ainda frágeis – de recuperação da economia, atravessamos 2019 com quase 13 milhões de brasileiros sem trabalho e 40 milhões de subempregados.

No Senado, respondemos com firmeza aos desafios que nos foram impostos. A aprovação da reforma da Previdência foi um primeiro passo para o enfrentamento do desemprego e da crise fiscal. Amarga, mas necessária, ela também garante o justo direito de futuras gerações aos benefícios previdenciários.

Fomos além. Fechamos 2019 com a certeza de que avançamos bastante no desenho de um novo pacto federativo, capaz de afrouxar a centralização excessiva de recursos na União, reduzir as desigualdades regionais e devolver a estados e municípios o poder de movimentar a economia e gerar mais empregos.

O ano de 2019 também marcou uma primeira vitória sobre a cobrança de juros extorsivos ao consumidor, uma de nossas principais bandeiras. Em 2020, vamos continuar lutando para que a decisão de limitar os juros do cheque especial seja seguida pela redução expressiva das taxas do rotativo dos cartões de crédito.

Na área de segurança, comemoramos a aprovação do projeto anticrime e do projeto que torna imprescritível o crime de feminicídio. Outra vitória foi a aprovação do Médicos pelo Brasil. Quem sai ganhando é a população que mora nas regiões mais distantes e excluídas do país, como o Vale do Javari, no nosso Amazonas.

E é com os amazonenses, sempre, o meu primeiro compromisso. Por isso minha satisfação em registrar que, em 2019, conseguimos levar saúde, infraestrutura e qualidade de vida à Região Metropolitana de Manaus, ao interior do Estado, a inúmeras comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas.

Entre outros benefícios, conseguimos assegurar para o Amazonas vinte Unidades Básicas de Saúde Fluviais. Muitas delas já estão, rio afora, levando atendimento médico e odontológico de qualidade a dezenas de milhares de pessoas. Também conseguimos aportar para os nossos municípios mais de R$ 134 milhões para pavimentação urbana e recapeamento de vias.

Nossa parceria com o ministro da Infraestrutura também rendeu bons frutos. Um de nossos projetos mais importantes, a recuperação da BR 319, começou, finalmente, a sair do papel. Essa é uma luta antiga, da qual não abrimos mão.

Mas 2019 foi um ano duro para quem conhece de perto a importância da Zona Franca de Manaus. Só o descaso e a desinformação podem alimentar as críticas infundadas ao maior e mais bem-sucedido modelo de desenvolvimento regional do país. Nunca é demais lembrar que, além de gerar mais de 350 mil empregos, o Polo Industrial de Manaus é fundamental para a preservação da floresta amazônica, ao oferecer alternativas de trabalho e renda mais lucrativas que atividades predatórias.

Com a união da bancada, conseguimos aprovar no Senado, a Lei de Informática, que garante segurança jurídica para novos investimentos e competitividade aos produtos produzidos na ZFM, um marco histórico para o nosso modelo.

O avanço alarmante do desmatamento e das queimadas na Amazônia foi outro debate marcante em 2019. Um debate em que faltaram bom senso e equilíbrio e que precisa ser pautado pela certeza de que desenvolvimento e preservação devem caminhar lado a lado.

Tenham a certeza de que o espírito público e a responsabilidade continuarão pautando nossos trabalhos neste novo ano. Um 2020 pleno de paz, saúde e oportunidades para todos nós!

*O autor é engenheiro eletricista e senador da República líder do MDB