O seu marketing pessoal nas redes sociais está ligado a tudo aquilo que você anda postando por ai. Talvez você não saiba, mas o que você publica “seleciona” seus amigos.
Um bom exemplo disso vemos no Facebook. Ao realizar publicações, os amigos que possuem opinião parecida com a sua irão ver e provavelmente curtir seu post. O Facebook filtra aqueles que gostam do que você publica e cada vez mais estes amigos receberão as notificações em seu feed de notícias.
O mesmo vale para aqueles que possuem opiniões diferentes da sua. Eles não recebem tanto suas publicações e, por isso não curtem o que você posta.
“AS PESSOAS SE AFASTAM DAQUELAS QUE PENSAM DE FORMA DIFERENTE DELAS.”
É claro que, se tratando de amizades, você pode até gostar deste “filtro”, pois é legal escolhermos bem quem temos ao lado, mas vou te provar que não é algo benéfico para relações profissionais. Veja o outro lado da moeda:
TRABALHANDO SEU MARKETING PESSOAL: CARA OU COROA
1 – Entender e conhecer outro ponto de vista lhe fará abrir a mente para um novo conhecimento e novos argumentos. Como uma frase (ou algo bem parecido com isto) que li de Albert Einstein:
“Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta a seu tamanho de origem”.
2 – Saber ouvir e respeitar a opinião dos outros é o caminho para o crescimento social de qualquer nação, isso é democracia (o que vemos pouco no Brasil). Regrinha para além as redes sociais: “Falar é prata, ouvir é ouro”.
3 – Muitas pessoas no seu ambiente de trabalho pensam diferente de você, logo, se afastam. Em uma crise na empresa, será que o seu emprego estará seguro?! Pense. Não estou aqui dizendo que você deve simplesmente concordar e aceitar tudo, só deixo a dica de ter uma postura maleável é um caminho importante.
Já me deparei com muitas pessoas dizendo: “O Facebook é meu e eu posto o que quiser”! Claro que sim, você pode postar o que quiser! A reflexão que lhe convido a fazer é:
“VOCÊ PODE PENSAR QUE A PERCEPÇÃO DE SI MESMO É O QUE IMPORTA, MAS A CONSTRUÇÃO DE SUA MARCA PESSOAL É SOBRE COMO OS OUTROS ESTÃO TE VENDO, OU SEJA, O SEU MARKETING PESSOAL.”
Se você está aqui no Não é só Foto, tenho certeza que procura por mudanças e crescimento. Para ilustrar o assunto de hoje, darei a você 3 exemplos positivos e 3 negativos para a auto-avaliação. Let’s go!
TRABALHANDO SEU MARKETING PESSOAL:3 NICHOS QUE PODEM AFASTAR AS PESSOAS
Você pode gostar de várias coisas ou ser super fã de uma, pode ter suas ideologias e dogmas. O fato é, para começar a trilhar o seu marketing pessoal o MENOS é MAIS.
Para ilustrar, você conhecerá 3 tipos de perfis recordistas do botão “deixar de seguir” nas redes sociais.
Para este exercício, pense se você está incluído neste meio ou se já se afastou de alguém assim:
#1 – O BOLEIRO
Futebol é uma paixão nacional? Existem muitas pessoas apaixonadas por seus times, assim como eu, e também há aquelas que não curtem futebol ou simplesmente não querem ver sobre isso no seu Facebook.
O perfil do boleiro vive postando sobre o seu time do coração e mais do que isso provocando o time adversário. Faz piadinha sem graça até agressões de baixo nível e no dia do jogo, vira narrador via rede social.
Tenho amigos que irão ler e pensar “engraçado você falar isso Raphael, é só seu time ganhar, que minha timeline fica cheeeeeia de postagens sobre futebol”. Pois é eu também estou me reavaliando com os assuntos aqui do blog, então se você faz um pouco ou muito disso, PENSE, é o ideal para seu marketing pessoal?!
#2 – O “CIENTISTA POLÍTICO”
Quer disseminar notícias falsas pela internet? Poste sobre política, rapidamente a notícia se viraliza.
O perfil cientista político não lê a notícia, não se dá o trabalho de checar as fontes e claro, sai logo compartilhando. Confesso, também já compartilhei sem ler a noticia e não foi uma experiência muito legal.
Está gostando desse artigo?
Aproveite e cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.
Ideologias e dogmas são assuntos delicados, onde cada pessoa tem uma opinião. Estes assuntos são tão fortes que são capazes de mover guerras desde que o mundo é mundo.
Pense agora em seu nicho, imagine o seu chefe e/ou a possível vaga de emprego na empresa dos seus sonhos e/ou aquele cliente que você quer tanto conquistar. Este tipo de opinião tem o poder de afastar pessoas.
PENSE, você pode jogar tudo por água a baixo alimentando este tipo de perfil para o seu marketing pessoal.
3 – O DISSEMINADOR DE CORRENTES
Os únicos que gostam de compartilhar correntes são aqueles que compartilham. As pessoas não gostam de ver outro ser doente, muito menos acidentes.
Evite compartilhar e marcar pessoas neste tipo de publicação. Não é algo bem visto para o ambiente profissional.
Assim como existem formas de afastar os amigos, também há formas de atraí-los. As pessoas gostam de ver aquilo que as deixam felizes, algo que motive o seu dia-a-dia. Veja se você se enquadra e comece a agir!
3 NICHOS QUE PODEM APROXIMAR AS PESSOAS
#1 – O POSITIVO
Mostrar positividade tanto no ambiente profissional quanto pessoal ajuda nas relações. É claro que você não deve fingir ser o que não é, muito menos exagerar na dose. Busque este tipo de atitude para si e logo isso refletirá fora.
Pense em alguém lhe dando bom dia com cara fechada, o que você absorverá? O bom dia ou o mau humor? Nós refletimos o que está dentro de nós, esta é a chave para o marketing pessoal.
#2 – O EMPREENDEDOR
Motivação é a grande palavra da última década. Grande prova disto são os perfis de maiores sucessos nas redes sociais e blogs: empreendedores sociais. São aqueles que ajudam “pessoas comuns” a pensar de forma diferente. Fora da caixa!
Para ajudar no seu marketing, procure sobre estes assuntos, o material é vasto.
#3 – O EXEMPLO
Pessoas gostam daquilo que lhe dão exemplo, que são espelhos para o seus sonhos e objetivos. Se você tem o estilo fitness ou ajuda com alguma caridade, este tipo de perfil atrai mais do que simples pessoas, atrai seguidores. Se você tem algo de bom para mostrar o mundo, MOSTRE!
Não existe regra para o sucesso do seu marketing pessoal. Analise suas atitudes e como elas são recebidas. Antes de postar algo nas redes sociais pense sobre o impacto daquilo sobre a sua imagem.
Está na hora de desconstruir algo que você aprendeu logo cedo, sabe aquela frase: “Não se preocupe com a opinião das pessoas”, vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros, logo, o que você pensa de mim, ou do que eu estou falando com você, é o que fará você voltar aqui nos próximos dias.
Raphael Moraes, publicitário formado pela FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso, com atualização em Planejamento Estratégico para Marketing Digital pela ESPM – RJ.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)