Começam a ser instaladas pontes para minimizar transtornos

Bairros afetados pela cheia do rio Negro começaram a receber esta semana a construção de pontes provisórias, como forma de minimizar os transtornos às famílias que moram nesses locais. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Manaus, que dentro da operação “SOS Enchente” vem monitorando essas áreas, desde janeiro, e se antecipou com a construção das passarelas antes mesmo da capital amazonense atingir a cota de emergência de 29 metros.O secretário extraordinário de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, explicou que a prefeitura está preparada, porque antecipou seu planejamento. “A construção de pontes segue um cronograma prévio, conforme os alertas de previsão de cota divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil. E continuaremos realizando o monitoramento das áreas vulneráveis pela cheia, conforme as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto para a prevenção e pronto-atendimento às famílias”, explicou.

Segundo o relatório do Departamento de Operações, 15 bairros de todas as zonas da cidade serão afetados pela cheia: Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara, além de 13 comunidades da área ribeirinha.

Ação integrada

A construção das pontes provisórias está sendo executada pela Defesa Civil de Manaus e as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp) e demais órgãos integrados. A previsão é de que três mil metros de ponte linear sejam construídos. Dependendo da cota do rio Negro, a ação está programada para finalizar até o mês de maio.

Previsão CPRM

O primeiro alerta da cota da cheia deste ano, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no dia 29/3, teve como previsão de cota máxima do rio Negro a variação entre 28,49 metros a 29,19 metros, com a média de 28,84 metros. O segundo alerta do CPRM acontece no dia 30/4.

A maior enchente registrada em Manaus foi em 2012, quando a cota do rio Negro atingiu a marca de 29,97 metros.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta