Comandante do CMA relaciona medidas para concluir BR-319

O general de Exército César Augusto Nardi, comandante militar da Amazônia (CMA), afirmou hoje, durante visita ao governador Wilson Lima (PSC), que é preciso olhar para a BR-319 (Manaus-Porto Velho) sob duas óticas: a obra de reconstrução e as medidas para lidar com o fluxo populacional, “que também são responsabilidade de todos”.

Segundo ele, as medidas incluem conservação ambiental, saúde, educação, geração de emprego e renda, entre outros aspectos. 

Wilson Lima disse que já teve acesso ao relatório parcial conclusivo das atividades do Fórum Permanente sobre o processo de reabertura da BR-319 e está atento aos debates. O relatório formulou dez recomendações a serem consideradas como pré-requisitos para o início do processo de recuperação.

A BR-319 é uma rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho (RO), com 885 quilômetros de extensão. O problema da estrada está no chamado “trecho do meio”, que vai da sede do município Careiro Castanho às proximidades de Humaitá, no sul do Amazonas. São pouco mais de 400 quilômetros, que os ambientalistas tentam preservar, por entenderem que a pavimentação pode gerar enorme devastação e ocupação desordenada.

Participaram do encontro, ainda, o chefe de Estado Maior do CMA, general Edson Skora Rosty, e o comandante da 12ª Região Militar, general Carlos Alberto Mansur.

“O Exército tem feito um trabalho muito significativo nas fronteiras. Tem nos ajudado também em algumas outras parcerias, como o uso, por parte da nossa polícia, de alguns armamentos. O Exército também nos ajuda nos hospitais de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. Há alguns projetos em comum também, que são de interesse do estado, que é a pavimentação da BR-319 e também o programa Amazônia Conectada para levar internet aos municípios do Amazonas. Queremos estreitar essas parcerias e também encontrar caminhos para que possamos fazer com que alguns desses programas sejam reativados e outros continuem acontecendo”, afirmou o governador.

O comandante militar da Amazônia, César Augusto Nardi, se colocou à disposição e também reafirmou o compromisso de continuar contribuindo com o Amazonas.

“É uma região em que há uma necessidade muito grande de união de todos que aqui trabalham. E não é diferente do  Exército, com o Governo do Estado, com outros órgãos federais também. Então, o Exército, a parceria que nós temos ao longo do tempo, continua. Vai continuar. E essa visita é justamente pra isso. Pra garantir ao governador que o Exército aqui na Amazônia estará sempre disposto a apoiar as ações que visam o engrandecimento da região, o apoio à população e à sua segurança”, afirmou o general.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 2 comentários

  1. Anônimo

    Esperamos quer o Sr governo do estado não seja mais um a s vender para os empresários do ramo de navegação porque até hj todos os governos passado receberam muito dinheiro para que esse projeto de ligação Amazonas e porto velho sejA enterrado a sete chaves .

  2. Luzinaldo Peixoto

    Que nosso bom Senhor Jesus Cristo abençoe a esse Novo Governante e que O EXÉRCITO BRASILEIRO possa implantar mais uma de suas belas obras.

    Não queremos… PRECISAMOS ISSO SIM da BR 319 !!!

Deixe uma resposta