Envolvimento do comandante da PM em crimes eleitorais e morte de militante do PDT causaram afastamento

image

O comandante da Polícia militar, coronel Marcus James Frota, pediu afastamento ontem por causa das investigações em torno de sua participação na eleição e também porque teve seu nome citado no inquérito que apura a morte do militante do PDT, Alexandre César Gomes. O subcomandante, coronel Rubens Sá assumiu o posto, segundo o governo por tempo indeterminado.

Frota aparece em diversas gravações, quando era comandante do interior da PM, atuando de forma ostensiva para beneficiar a reeleição do governador José Melo. Numa delas inclusive ele cita dinheiro relacionado a uma boca de fumo. No caso de Alexandre, o nome dele teria surgido depois que a Polícia apurou que o militante vinha sendo ameaçado porque teria arquitetado o protesto contra Melo, na Assembleia Legislativa, durante o qual cédulas falsas de dinheiro foram arremessadas contra ele.

O governo criou uma comissão formada por cinco oficiais da PM, que vai apurar os fatos.

Veja a íntegra da carta em que o coronel explica por que se afastou:

“NOTA DE AFASTAMENTO

Esta decisão toma por base a postura que sempre adotei diante desta corporação e tem por objetivo trazer ainda mais independência e credibilidade ao inquérito policial em que meu nome é mencionado. Durante as investigações me coloquei voluntariamente a disposição, colaborando e prestando as informações necessárias, inclusive por meio de depoimento formal.

Neste passo em que o inquérito está sob a responsabilidade do Ministério Público, vejo meu afastamento como medida idônea, transparente e responsável, com franca intensão de evitar qualquer suspeita de uso do meu posto ou autoridade para interferir ou mesmo influenciar qualquer deliberação. Esta é uma decisão de caráter pessoal, mas que traduz bem a conduta deste comandante diante dos seus comandados, de conduzir cada sentença com firmeza e coragem.

Agradeço imensamente aos meus liderados, sobretudo a confiança depositada no trabalho até agora realizado por este comando. Estou certo de que, cada ponto será esclarecido dentro dos mais rigorosos critérios de apuração contidos no conjunto probatório, agora no âmbito do Ministério Público, a quem deposito irrestrita confiança. Portanto, sigo firme na postura que me foi base de convivência e trabalho até que tudo esteja devidamente esclarecido.

Sem mais, encerro este comunicado ressaltando os valores de justiça, verdade e honestidade que nos acompanham nesta centenária instituição.

Manaus, 11 de maio de 2016.

CEL QOPM Marcus James Frota Lobato
Comandante Geral da PMAM”

image

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 3 comentários

  1. Anônimo

    Pilantra apanhei muito na eleição desse mosnstro

  2. denocracia

    Kkkkkkk..coitado…..

  3. Wdson moraes

    Se o ze merenda fez iso com o militante POLITICO PIOR FEZ COM OS INDIGENAS DO AMAZONAS.QUE NAO MERECIAM tea acabado com a secretaria.

Deixe uma resposta