Cidade mostra, em Parintins, disposição para tentar a reeleição ao cumprir agenda cheia no primeiro dia, com várias entregas e mobilização de várias categorias

O governador Roberto Cidade (União) desembarcou, nesta quinta-feira (25/06), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com uma agenda cheia para cumprir entre o final da tarde e tarde da noite, mostrando que está disposto a se colocar como candidato à reeleição. Ele já disse que se pronunciará sobre uma provável candidatura no início de julho, mas a movimentação na terra dos Bumbás indicou claramente aonde ele pretende chegar.

Ele já chegou entregando a revitalização do Aeroporto Júlio Belém, uma das principais portas de entrada para o 59º Festival de Parintins. A modernização do terminal fortalece a infraestrutura da cidade para receber milhares de visitantes e integra a programação de investimentos do Estado para o maior espetáculo cultural da Amazônia.

“Reunimos, conversamos e tratamos do festival deste ano. E, de pronto, eu disse para ele (prefeito de Parintins) que o que fosse possível ser feito, dentro das condições do Governo do Estado do Amazonas, nós iríamos ajudar e cumprir a nossa missão. Isso aqui é prova de quem pensa na cultura, de quem pensa no nosso povo”, afirmou Roberto Cidade.

A entrega contou com a presença do prefeito de Parintins, Matheus Assayag; da primeira-dama Thaisa Cidade; dos presidentes dos bois Caprichoso, Rossy Amoedo, e Garantido, Fred Góes; das deputadas estaduais Joana Darc e Brenna Dianná; além de vereadores e autoridades estaduais.

A expectativa é que mais de 126 mil turistas passem pela ilha durante o festival deste ano, movimentando aproximadamente R$ 193 milhões na economia local. O evento impulsiona setores como hotelaria, comércio, alimentação, transporte aéreo e fluvial, artesanato e prestação de serviços, além de gerar mais de 45 mil empregos diretos e indiretos.

A entrega da obra é feita poucos dias após Roberto Cidade anunciar um pacote de investimentos para Parintins, direcionado à preparação da cidade para o festival. O convênio firmado entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura destinou R$ 12 milhões para obras de infraestrutura, contemplando a revitalização do Aeroporto Júlio Belém e serviços de recuperação do sistema viário urbano.

No aeroporto, as intervenções tiveram como foco oferecer mais conforto, segurança, acessibilidade e eficiência operacional para passageiros, trabalhadores e visitantes. As áreas de embarque e desembarque receberam ampliação da cobertura, garantindo mais proteção contra as condições climáticas e melhorando a recepção dos turistas que chegam à ilha.

Recursos para produtores

O governador entregou também o Cheque Verde referente ao investimento de R$ 2.255.539,60 destinado a 282 produtores rurais contemplados pelo Projeto Floresta+ Amazônia, iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e operacionalizada no Amazonas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A entrega reuniu parte dos beneficiários contemplados pelo projeto. O recurso é destinado ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), mecanismo que remunera agricultores familiares e pequenos produtores que mantêm áreas de vegetação nativa preservadas em suas propriedades.

Segundo o governador Roberto Cidade, o programa representa um reconhecimento aos produtores que contribuem para a preservação da floresta e reforça a atuação do Governo do Amazonas na agenda ambiental. “Que a gente possa trazer mais benefícios para essas pessoas que preservam a nossa floresta e o Ipaam está sendo fundamental, com mais de dois milhões de investimentos”, reforçou o governador.

Apoio a tricicleiros

O governador participou também da entrega simbólica de fardamentos aos tricicleiros e visitou o Turistódromo, estrutura preparada pelo Governo do Estado para receber os cerca de 126 mil turistas esperados para o festival deste ano.

“O Turistódromo é um sucesso, gera emprego, gera renda, a cada ano que passa o faturamento só aumenta. Ano passado nós quebramos todos os recordes. Nossos empreendedores estão vendendo os seus produtos e eu fiz questão de visitar todos os estandes. É dessa forma que trabalhamos, dando o suporte a quem trabalha e preparando a cidade para receber os visitantes”, afirmou Roberto Cidade.

As ações fazem parte da estratégia do Governo do Amazonas para ampliar a capacidade de atendimento aos visitantes e fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo, setor que deve movimentar, aproximadamente, R$ 193,2 milhões na economia do município durante o festival. Os investimentos abrangem obras de infraestrutura, qualificação profissional, modernização dos serviços turísticos e incentivo ao empreendedorismo, consolidando Parintins como um dos principais destinos de turismo cultural do Brasil.

Durante a agenda, Roberto Cidade participou da entrega simbólica de fardamentos para 150 tricicleiros que atuam durante o festival. Tradicionais nas ruas de Parintins e parte da identidade cultural do município, os triciclos são um dos principais meios de transporte utilizados pelos turistas, e ajudam a proporcionar uma experiência única aos visitantes que chegam à ilha.

O apoio aos tricicleiros é uma iniciativa realizada anualmente pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Neste ano, além dos kits compostos por camisa, bermuda e boné, a ação contemplou a reforma de mais de 200 triciclos, com instalação de novas lonas e melhorias na estrutura dos veículos, além da disponibilidade de cursos de qualificação para o atendimento aos turistas.

Títulos definitivos

O governador participou ainda da entrega simbólica de títulos definitivos aos moradores do Distrito de Caburi, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação, coordenada pela Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), deve beneficiar 150 moradores da localidade e reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a regularização fundiária no município, garantindo segurança jurídica às famílias e ampliando o acesso ao direito à propriedade regularizada.

Durante a entrega, o governador destacou que a regularização fundiária atende a uma demanda histórica da população e representa mais cidadania e segurança para os moradores do interior do estado.

“Fizemos a entrega do título definitivo para a comunidade do Caburi. É algo que a população esperava há mais de 30 anos. E o Governo do Amazonas está fazendo ações como essa no interior e também na capital. Estamos levando respeito e dignidade às pessoas”, enfatizou Roberto Cidade.

A iniciativa integra o trabalho de regularização fundiária desenvolvido pelo Governo do Amazonas no município. Os documentos garantem segurança jurídica às famílias beneficiadas, assegurando o reconhecimento formal da posse dos imóveis e fortalecendo o direito à propriedade regularizada.

A iniciativa integra o trabalho de regularização fundiária desenvolvido pelo Governo do Amazonas no município. Os documentos garantem segurança jurídica às famílias beneficiadas, assegurando o reconhecimento formal da posse dos imóveis e fortalecendo o direito à propriedade regularizada.

Para a secretária de Estado das Cidades e Territórios (Sect), Renata Queiroz, a ação fortalece a política pública de regularização fundiária e amplia as oportunidades de desenvolvimento para os pequenos produ

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta