O caso do adolescente autista agredido por um motorista no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, onde mora com sua avó, na última quarta-feira (19) está gerando uma onda de solidariedade na cidade. Várias pessoas estão se dispondo a lhe dar apoio jurídico, psicológico e até financeiro.
Um dos primeiros a ajudar foi o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado, Vilson Benayon, que acompanhou o adolescente na quinta-feira (20), quando o delegado Luís Fernando Alves Damasceno, do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), ouviu seu depoimento e o da avó.
O garoto de 14 anos contou ao delegado que por volta das 11h da manhã de quarta, 19, saiu da escola e um amigo veio conversar com ele, então, com sede os dois andaram em direção a uma loja de materiais de construção para beber água, quando se aproximaram dois garotos que o autista não conhecia. Um deles os convidou a chutar um portão e ele não aceitou, mas os outros continuaram com a ação e correram em seguida. O dono da casa saiu e o autista correu por instinto, mas foi alcançado e agredido. As cenas da agressão, que o blog não exibirá para preservar a vítima, mostram que o agressor o pegou pelo pescoço, tentou levá-lo para dentro de, o enforcou, deu soco no rosto, paulada na cintura e perguntou se foram “os meninos da boca” que tinham mandado chutar seu portão.
As agressões cometidas por Aldon Pinto de Oliveira, de 49 anos, que segue em liberdade, e só pararam quando vizinhos disseram que o adolescente era autista. Segundo a avó, o agressor chegou a entrar em sua casa depois pedindo desculpas e chegou a chorar dizendo que reagiu devido a seu “instinto militar”. Tentou justificar sua reação dizendo que há alguns dias o fato se repetia.
Avó e neto registraram o Boletim de Ocorrência. Oliveira está sendo procurado.
Nas horas que se seguiram à agressão o garoto recebeu uma onda de solidariedade. O empresário Ronaldo Tiradentes, por exemplo, colocou à disposição dele uma estrutura que inclui assessoria jurídica, psicológica e financeira. Outras pessoas procuraram a família para oferecer todo tipo de ajuda. Benayon acompanha o caso sem cobrar honorários.
O que é o autismo?
O autismo, conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma alteração no desenvolvimento neurológico, que se inicia na infância, e é caracterizado por dificuldades de comunicação e padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos.
Autistas tendem a manter pouco contato visual ao conversar e ter dificuldade para interagir ou compreender gestos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)