Beira Mar convida desafetos a chegar a um consenso sobre o Carnaval

O presidente da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus, Jairo de Paula Beira Mar, divulgou carta hoje em que convida os integrandes da Liga Independente das Escolas de Samba a sentar para debater o Carnaval de Manaus e desta forma destravar a discussão com õrgãos oficiais que patrocinam a festa. Hoje as agremiações se dividem entre as duas entidades. Por isso, a Secretaria de Cultura anunciou que não mais conduziria os preparativos do desfile de 2018.

Veja a íntegra da carta aberta de Beira-Mar:

“Eu, Jairo de Paula Beira Mar, 59 anos dos quais 40, dedicados ao Carnaval Amazonense, várias vezes Presidente da Reino Unido da Liberdade, idealizador e fundador do Projeto Social Reino do Amanhã – Hoje Instituto Reino do Amanhã, que trabalha a arte educação com as crianças carentes do Bairro. Atual Presidente da Comissão Executiva das Escola de Samba de Manaus – CEESMA, entidade oficial do nosso Carnaval, devidamente habilitada e com Atestado de Capacidade Técnica reconhecido pela SEC, venho, diante dos últimos acontecimentos no Carnaval Amazonense – que culminaram com uma decisão do atual Secretário de Cultura, que paralisou as negociações sobre o Carnaval de 2018 diante da falta de acordo entres as agremiações -, fazer as seguintes considerações:

1 – A Comissão Executiva das Escola de Samba de Manaus – CEESMA foi criada em 20 de dezembro de 2013, mas iniciou sua atuação no ano de 2015, em substituição a AGEESMA, contando com o apoio de todos as Escolas do Grupo Especial.
Sob a administração da CEESMA, a Escola de Samba Aparecida foi campeã em 2015, em 2016 duas Escolas sagraram-se campeãs, Aparecida e Reino Unido da Liberdade, e em 2017, com a mudança no regulamento que impedia que mais de uma Escola fosse campeã, ganhou a Reino Unido da Liberdade;

2 – Desde a sua criação em que teve como primeiro Gestor o Sr. Reginei Rodrigues, nossa entidade tem pautado suas ações com ética, seriedade e transparência nos resultados. Em nossa gestão realizamos alterações importantes no Regulamento do Carnaval, como o dispositivo que proíbe a vitória de mais de uma Escola, fato esse que deu muita credibilidade às nossas ações, pois era o que o povo do samba ansiava; Buscando mais imparcialidade alteramos o Estatuto da Entidade incluindo um dispositivo que veda a participação de presidentes das Escolas no comando da CEESMA; Endurecemos no quesito organização, em que éramos denunciados todos os anos por deixarmos os carros alegóricos fora, e com isso, hoje são colocados nos galpões, logo após o desfile. Recebemos das mãos da SEC o Atestado de Capacidade Técnica com louvor; realizamos desfiles memoráveis e fortalecemos o nosso carnaval, resgatando desta forma, o respeito e a credibilidade.
Enfim, meu compromisso enquanto Presidente da CEESMA foi sempre com o Carnaval como um todo, sempre empenhado, e lutando por verbas, por espaços, tirando muitas vezes leite de pedra, tendo em vista a dificuldade de se fazer carnaval hoje, onde os recursos estão cada vez mais escassos. Esta é minha luta, minha devoção, não é à toa que tenho uma história de 40 anos dedicados ao carnaval;

3 – Não bastando todas as dificuldades que encontramos neste trabalho hercúleo, em que as Escolas juntas já sofriam, veio o racha. A Escola de Samba Aparecida, insatisfeita com o resultado do carnaval de 2017, se insurge e cria uma Liga ilegítima, pois não está credenciada junto às instituições competentes, logo, impossibilitada de conveniar. Na insurgência, de forma vil, persuadiu algumas Escolas com promessas vazias de verbas e patrocínios. Levou consigo três Escolas do Grupo Especial. Com a CEESMA ficaram a Reino Unido da Liberdade, Escolas de Samba Sem Compromisso e Vitória Régia, em que aproveito este desabafo, para parabenizar os seus presidentes Por acreditarem em nosso trabalho.

4 – A Liesa foi fundada sobre um Castelo de Areias, a justificativa para sua criação foi fruto de uma mente doentia e leviana, teorias da conspiração foram criadas, acusações de toda sorte, e nada, nenhuma prova contundente que pudesse manchar o nome da CEESMA veio à baila. Mas o que o povo do samba viu, presenciou e constatou, foi que o real motivo, o único e REAL motivo que levou o Sr, Pacheco a se insurgir contra a atual mandatária do carnaval, foi simplesmente o 4 lugar da Aparecida em 2017, este fato que originou a necessidade da criação da Liesa, e que por conta disso dividiu as Escolas do Grupo Especial, enfraquecendo assim cada vez mais, o nosso tão sofrido carnaval. Senhores, desde sempre os resultados não agradam todas as Escolas, isso é natural, ninguém aceita perder, a Reino Unido passou 11 anos sem título, desses, pelo menos 6 merecia ganhar, mas nem por isso, se insrgiu ao ponto de criar uma nova Liga com a mera intenção de melar o carnaval em benefício próprio. Penso que se uma Agremiação não ficou satisfeita com o resultado, o fato tem que ser discutido internamente, no sentido de colaborar não criando uma nova Liga, passando por cima de todos, inclusive de contratos assinados, como é o caso do contrato que a CEESMA tem com a Rede A Crítica de Televisão, onde todos os presidentes assinaram e os que foram para Liesa estão passiveis de uma ação judicial por quebra de contrato. lembramos que Rede A Crítica é uma das grandes patrocinadoras do Carnaval e o contrato de patrocínio foi assinado com a CEESMA, não com a LIESA;

5 – Quero concluir dizendo para o Povo do Samba e todas as Autoridades constituídas, que acima de vaidades pessoais está o nosso carnaval, não existe da nossa parte nenhum CABO DE GUERRA, não somos intransigentes e prezamos pelo bom senso, por conta disso, imbuído de um único sentimento que é o de fortalecer a nossa festa popular, eu Jairo Beira Mar estou de braços abertos na Ceesma para conversar com as Escolas que compõe a Liesa, para que juntos, unidos em um só coração, possamos entrar em sintonia no sentido de elevar o carnaval amazonense aos mais altos patamares. Este é meu sentimento, esta é a minha missão!

JAIRO DE PAULA BEIRA MAR
Presidente da CEESMA”

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta