O Senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu, na tarde desta quarta (5), a transferência da Secretaria de Aquicultura e Pesca para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado promoveu uma audiência pública para discutir o assunto. Na avaliação de Omar, a mudança da pasta é positiva, pois permite uma articulação da produção maior dentro do setor pesqueiro.
“Sou favorável à mudança pois nossa experiência no Ministério da Agricultura não tem sido boa. Não adianta criar novos ministérios”, afirmou o Senador do Amazonas.
O pano de fundo dessa discussão são as novas regras do seguro-defeso, um instrumento de captação de votos que já elegeu vários políticos no Amazonas e era dominado até há pouco tempos por dois integrantes do grupo político comandado pelo senador, o deputado federal Silas Câmara e o deputado estadual Dermilson Chagas. Omar Aziz defendeu o recadastramento dos pescadores para o pagamento do benefício.
“O que vimos com a suspensão do defeso foi a pesca de peixes ovados. O Ibama acha que isso não interfere, mas é claro que interfere. É toda uma cadeia alimentar. Sou a favor do recadastramento para que todos aqueles que fazem jus ao pagamento, recebam por ele”, finalizou o Senador.
Uma nova audiência pública deve ser realizada, desta vez com a participação dos ministros das duas pastas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)