Arthur sanciona lei que introduz empreendedorismo no currículo

O prefeito Arthur Virgílio Neto sancionou a Lei nº 2.349, que altera a Lei 2.196, ao acrescentar o Empreendedorismo como tema transversal nos conteúdos programáticos das disciplinas do ensino fundamental. A medida está publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na edição da terça-feira, 9/10, e faz parte de uma ação integrada entre as secretarias municipais do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e da Educação (Semed).  

Para o prefeito, a inclusão do Empreendedorismo nos programas das escolas é um grande avanço para Manaus. “Não estamos esperando só a colheita, estamos plantando para colher no momento certo, construindo uma geração de empreendedores”, afirma o prefeito. “Esta é uma semeadura em forma de empregos, empreendimentos e crescimento econômico, independentemente do governo que estiver aqui. Agora, podemos dizer que não deixamos passar a grande evolução que é a Indústria e a Economia 4.0”, destaca.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, ressalta o trabalho conjunto com a Semed, lembrando que o projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, que integra o programa macro “Manaus Mais Empreendedora”, já está em curso desde o início do ano nas escolas e irá certificar, ainda este mês, mais de 2 mil estudantes.

“O prefeito Arthur Neto está deixando um importante legado como política pública para a cidade, implantando o Empreendedorismo como tema transversal no currículo escolar. Trata-se de um esforço conjunto entre Semtrad e Semed, que ficará perene independentemente das gestões que passarem pela prefeitura, trazendo uma nova mentalidade para cultura empreendedora”, reforça Ananda.

Parâmetros

Segundo a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, desde o lançamento dos parâmetros curriculares nacionais, a rede pública municipal de ensino de Manaus trabalha com temas transversais nas salas de aula, sejam eles indicados pelo próprio documento federal ou aqueles trabalhados em conformidade com a realidade de cada município, chamados de temas sociais contemporâneos, como é o caso do empreendedorismo.

“Semtrad e Semed já iniciaram um trabalho de formação de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, tanto com nossos alunos de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, quanto com nossos educadores. Com essa inserção na lei, vamos dar continuidade ao trabalho que já desenvolvemos, desde a Educação Infantil, a fim de fortalecer a educação integral de nossos estudantes, que é a formação deles para a sociedade em que estão inseridos”, finaliza Euzeni.

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