Artesãos intensificam trabalho para o desfile das escolas de samba

Dias antes  do Desfile Oficial das Escolas de Samba do Carnaval do Amazonas 2018, que acontece neste fim de semana, artesãos das escolas de samba intensificam as produções de fantasias e alegorias para a apresentação no Sambódromo.  

O costureiro Emerson Alves, que atualmente confecciona fantasias para o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso, conta que há 23 anos trabalha com as produções de fantasias carnavalescas. 

“Desde os 10 anos de idade eu trabalho ajudando a confeccionar fantasias. Estou aqui desde a fundação da escola, na rua Comendador Clementino. Ao longo dos anos fui aprendendo e me aprimorando, até que pensei em criar o meu próprio ateliê de fantasias”, relembra. 

Neste ano, os cinco funcionários do ateliê de Emerson estão com a missão de produzir 300 fantasias para o desfile da Sem Compromisso. O costureiro conta que na reta final do processo, o grupo trabalha das 8h às 23h para entregar os materiais. Emerson explica que a produção de um figurino é um processo que envolve todo o grupo criativo da agremiação. 

“Geralmente o carnavalesco idealiza uma fantasia e nos envia alguns protótipos. A partir disso a gente monta as peças. Os conjuntos de fantasias adquirem características próprias dependendo do tempo e material disponível”, explica Emerson. 

Grupo de acesso – Escolas do grupo de acesso também estão com os preparativos a todo vapor para o Carnaval deste ano. A agremiação Primos da Ilha, do bairro São Francisco, está há mais de um mês produzindo alegorias para o desfile deste ano. 

O parintinense Nil Martins está há 12 anos em Manaus trabalhando como artesão e produzindo alegorias para os desfiles. Ele conta que já havia trabalhado no Festival de Parintins, mas que resolveu adquirir experiência no Carnaval manauara. “Já nasci com a veia artística no sangue”, conta Nil. 

Atualmente, oito homens trabalham todos os dias,  das 8h às 19h, para montar os carros alegóricos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Primos da Ilha. A equipe de Nil já produziu dois carros alegóricos para a festa deste ano. “São serralheiros, ferreiros e artesãos trabalhando em conjunto para garantir uma linda apresentação. Tenho certeza que demos o nosso melhor”. 

Desfiles do Carnaval 2018 – O Desfile Oficial das Escolas de Samba do Carnaval do Amazonas 2018 acontece na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a partir das 19h30, com a apresentação das agremiações dos Grupos de Acesso A, B e C; e no dia 10, a partir das 20h, com as escolas do Grupo Especial.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta