Ao Mestre Aristeu com carinho 

Por Ronaldo Derzy Amazonas*

No final do ano passado publiquei aqui um artigo (e o fiz com incontida alegria) que falava sobre a criação de um grupo de WhatsApp onde ex alunos do Colégio Ruy Araujo se reuniram tendo passado mais de quarenta anos depois, para as devidas reminiscências que esses encontros propiciam cheios de belas e inefáveis recordações.

De lá pra cá a turma já reuniu umas três ocasiões sempre com o reaparecimento de algum colega que andava perdido por aí. Entretanto, o grupo não é formado apenas por ex alunos pois localizamos também muitos dos nossos antigos e amados mestres que, do alto dos seus conhecimentos, nos proporcionaram as mais grandiosas experiências e troca de informações que nos levaram e nos levam até hoje a galgarmos os degraus de uma formação não só intelectual mas sobretudo humanista e cidadã.

Dentre nossos mestres preferidos destaco a figura daquele que é merecedor de todas as honrarias e reverências posto que teve papel fundamental na formação não somente educacional e que sobretudo, nos forjou para a vida assumindo verdadeiro papel de educador, de professor e de pai muitas vezes. Não à toa nos tratava como “meus meninos e minhas meninas”.

Tenho a honra de reconhecer na pessoa do Professor ARISTEU JATOBÁ SIMÕES, Mestre Aristeu como o chamamos, uma das mais fortes e inesquecíveis presenças na minha vida e na minha formação educacional.

Era o início dos anos de 1970, portanto, quase cinquenta anos atrás que o Mestre Aristeu, responsável pela disciplina de Geografia, adentrava a sala de aula com aquele ar num misto de professor e de pai, pouco mais de 1,60m de altura, aquele bigode indefectível, vinte e poucos anos de idade, sério sem ser carrancudo, exigente sem ser caxias e atencioso sem dar mole pra aluno.

Assim era o Mestre Aristeu despejando conhecimentos sobre Geografia e educando-nos para o futuro.

Era um tal de meu menino pra cá, minha menina pra lá, num tom firme porém carinhoso com cada um dos seus alunos, forma com a qual até hoje nos trata.

Mestre Aristeu é amazonense de Manaus, nasceu e se criou no Bairro da Praça 14 ali na rua Visconde de Porto Alegre, formou-se em Pedagogia e Direito e, além de professor há quase cinquenta anos, é delegado civil aposentado.

Um ícone da arte de educar, um Mestre na acepção mais larga da palavra e um ser humano notável que soube e sabe até hoje granjear o respeito e a admiração dos seus ex alunos, colegas de magistério e da Polícia Civil.

Muitíssimo obrigado Mestre ARISTEU JATOBÁ SIMÕES por tudo o que representaste e ainda representas na vida de cada um dos seus “meninos e meninas” e, esse pequeno artigo, é uma ínfima forma de prestar uma singela porém justa homenagem a quem tanto deu de si para nos formar e nos tornar muito além de meninos e meninas mas sobretudo, homens e mulheres de verdade, cidadãos e cidadãs preparados, honrados pais e mães de famílias, profissionais e trabalhadores de destaque.

Saúde, vida longa e eterna gratidão Mestre Aristeu é o que desejamos a ti, teus ex alunos, como sincero reconhecimento pelo que foste para cada um de nós e pela bela e imorredoura amizade que ainda nutrimos até os dias de hoje.

Té logo!

*O autor é empresário e farmacêutico