O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, participou, nesta terça-feira (24/07), das comemorações dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil. O encontro contou com a participação da princesa Mako, do Japão, e ocorreu na sede da Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental, na rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Há 30 anos, no primeiro mandato como governador, Amazonino recebeu o pai da princesa Mako, o príncipe Fumihito Akishimo, neto do imperador Hirohito, durante a inauguração do Museu de Ciências Naturais da Amazônia.
Durante o encontro, o governador Amazonino Mendes deu as boas-vindas à Alteza Imperial e destacou a importância dos japoneses na Amazônia. “É uma honra para nós, amazonenses, para o Estado, receber a figura ilustríssima de sua Alteza, a Princesa Mako, da Casa Imperial do Japão, neste momento tão importante. Vale ressaltar que o povo japonês é um povo extremamente amado, respeitado e admirado por todo mundo, sobretudo, no nosso país, onde a população originária do Japão ajudou a construir o Brasil de hoje, notadamente, no sul, no estado de São Paulo”, destacou.
Para Amazonino, os imigrantes japoneses foram responsáveis por sustentar o setor primário amazonense quando o ciclo da borracha desvalorizou-se. “O Japão é responsável por muitas conquistas do povo brasileiro. Aqui, notadamente no Amazonas, vale dizer que a presença japonesa no setor agrícola, da produção da juta nos socorreu nos momentos amargos na queda dos preços da borracha, sustentou nossa economia, no chamado Baixo Amazonas. Somos extremamente gratos a esse povo”, relembrou o governador, destacando que é a segunda vez que recebe um membro do principado japonês no Amazonas. “Pela segunda vez, tenho a emoção de receber um membro da Casa Imperial japonesa. Em 88, o Japão nos brindou, a colônia japonesa daqui, com um museu de história natural, e o príncipe Fumihito, pai da princesa nos deu a honra de aqui estar”, finalizou Amazonino.
A princesa Mako relembrou a chegada dos primeiros japonenses ao Brasil, pela cidade de Santos (SP), há 110 anos e agradeceu a receptividade em solo amazonense. “Depois de fazer essa visita ao Brasil, nesta data memorável, estou muito feliz por participar desta cerimônia, aqui em Manaus. Estou profundamente agradecida pelas palavras calorosas da comunidade nipo-brasileira, do senhor governador Amazonino Mendes”, disse a princesa.
Nesta quarta-feira, a princesa Mako irá conhecer o Teatro Amazonas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)