Não teve festa. Não teve inauguração formal. E nem podia. Afinal, trata-se de uma obra que, segundo o ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Gilberto de Deus, era “fantasma” e agora tomou corpo. Ontem o governo anunciou a abertura para o trânsito da famosa ponte do Pêra, que liga a sede de Coari a cinco bairros, que na época da cheia ficavam isolados. A obra, inicialmente orçada em R$ 11 milhões, saiu por R$ 13.908.389,56, pagos à construtora MCW Construções, Comércio e Terraplanagem Ltda.
A ponte, que faz a ligação do centro de Coari com os bairros do Pera I, II, III e IV, e Chagas Aguiar, teria sete vãos de 33 metros cada, totalizando 231 metros de extensão, com tabuleiro de doze metros de largura, duas faixas para a circulação de veículos, com 4,5 m de largura cada uma e duas faixas destinadas aos pedestres, sendo que estas teriam 1,46 m de largura. Ela seria construída em estrutura mista em concreto com partes metálicas.
Foi entregue ontem com 122 metros de comprimento e 12 metros de largura. Para dar acesso à ponte, foram construídas duas vias – uma de cada lado, sendo uma com 100 metros de extensão e 12 metros de largura, ligando ao centro da cidade; e outra com 160 metros de extensão por 12 de largura, ligando ao bairro do Pêra. Ela tem quatro vãos intermediários de 30 metros cada um, mais os dois encabeçamentos em ambas as margens do rio, construídos com estrutura de geocélula, o que oferece maior durabilidade e vida útil à construção.
Em outubro do ano passado, quando pediu demissão alegando que não compactuaria com irregularidades, o engenheiro civil Gilberto Alves de Deus afirmou que a MCW já havia recebido R$ 9 milhões de um total R$ 11 milhões, contratados para a realização da obra. Àquela altura, quase nada da ponte havia sido construído e as pessoas continuavam atravessando o braço do rio em estruturas improvisadas com madeira.
Veja imagem da época:
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