Agências incluem fábricas do Distrito Industrial em roteiros de turistas que visitam Manaus

O projeto “Zona Franca de Portas Abertas” já está recebendo a adesão de agências de turismo. Além dos principais pontos turísticos de Manaus, as empresas também estão incluindo visitas em fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em seus roteiros de visitação.

No início de setembro, um número estimado de 100 turistas virá de São Paulo para visitação de fábricas do Setor de Duas Rodas, agendadas por agências com intermediação da Suframa, no âmbito do projeto da Autarquia denominado “Zona Franca de Portas Abertas”, o qual oferece opções de visitas monitoradas às plantas fabris integrantes do PIM.

Nesta quinta-feira (8) e na sexta-feira (9), dois grupos com aproximadamente 40 estudantes do tradicional Colégio Nossa Senhora das Graças, de São Paulo,  incluíram a viagem a Manaus nas comemorações de conclusão do ensino médio. Na programação, cada um recebe palestra sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM), no auditório da Suframa, antes de visitar a Caloi.

A primeira atividade foi realizada nesta quinta-feira, quando os estudantes foram apresentados à Suframa e ao modelo econômico e social de sucesso pelo superintendente Algacir Polsin.

Em seguida, o primeiro grupo seguiu para visita à Caloi, que está instalada na capital amazonense desde 1975 e é a maior produtora de bicicletas de todo o Ocidente. São em torno de 1.800 produções diárias, mas o número normal é de 4 mil. A queda deve-se aos efeitos provocados pela pandemia de Covid-19.

Além de visualizar etapas de linhas de produção e conhecer programas como o “Pedala Manaus” – criado por uma ONG homônima em 2010 como forma de incentivar e organizar a utilização desse tipo de veículo pelas ruas da cidade – os formandos também puderam experimentar modelos (tradicionais e elétricos) fabricados, pedalando pela trilha e a pista de testes da Caloi, além de vias do próprio Distrito Industrial.

O tour pela fábrica – que abrangeu também o museu do local – e o percurso percorrido fora dela foram munidos de equipamentos de proteção disponibilizados pela própria Caloi.

Outros visitantes
Além de conhecer a floresta, rios e outros aspectos da natureza do Amazonas, outro grupo de turistas oriundo de São Paulo, também fez questão de agendar visita a uma fábrica na programação.

São 24 turistas que estarão no Estado de 4 a 11 de setembro, participando de um cruzeiro fluvial.

No dia 9, o grupo formado por empresários, executivos e profissionais liberais vai conhecer as dependências da Yamaha.

Multiplicadores
O superintendente Algacir Polsin, destaca que o Zona Franca de Portas Abertas foi criado para permitir que mais brasileiros conheçam e entendam o modelo de desenvolvimento. “Só podemos defender o que conhecemos. O Zona Franca de Portas Abertas tem o potencial de tornar turistas em potenciais multiplicadores e defensores da ZFM, ao entenderem que o modelo não é essencial somente para a socioeconomia da região, mas também para todo o Brasil”, explicou Polsin.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta