*Por Carlos Santiago*
De fato, muitas das vezes, conteúdos de leis e decisões no âmbito do Poder Judiciário não trazem Justiça. O jurista americano Michel Sandel diz que “ não é apenas a forma certa de distribuir as coisas. É também a forma certa de avaliar as coisas”. A Justiça envolve também a preocupação com o bem comum. Um Estado com uma “Justiça” sem virtudes e sem ética vai reproduzir uma sociedade sem qualidade de vida, ensinava Aristóteles na Grécia Antiga.
O Brasil passa por uma crise ética que envolve o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Poder Executivo e até instituições da sociedade civil. Por isso, precisamos efetivar o espírito público em nosso País e também o princípio constitucional do interesse coletivo nas instituições públicas. Precisamos ainda acabar com os privilégios das castas ou grupos familiares que estão na política e, com a impunidade de quem detém o poder econômico.
A decisão que concedeu o retorno de Aécio Neves (PSDB) ao Senado Federal, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Marco Aurélio Melo, e a definição de soltura do ex-deputado Rocha Loures (PMDB), o “homem da mala”, pelo ministro do STF Edson Fachin, representam bem a nossa crise ética e, vai alimentar ainda mais a falta de esperança da sociedade na efetivação da Justiça.
A sociedade precisa reagir. Estamos numa grave crise econômica, com um judiciário muito caro e lento, com o chefe do Poder Executivo Federal atolado em denúncias de corrupção e com o Legislativo formado, a maioria, por malfeitores e corruptos, passando a triste ideia de que o Brasil é movido por propinas e por injustiças.
Nada vai mudar, nada irá melhorar e nada vai acontecer sem a indignação e participação popular nesse momento, principalmente nas escolhas novos governantes. Mas, acima de tudo, com muita responsabilidade e muita ética, objetivando somente o interesse coletivo.
Assim, com esperança, possamos construir uma nação onde a palavra Justiça e os atos de Justiça sejam, de fato, sinônimos de BEM COMUM.
*O autor é sociólogo e advogado
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)