Articulista do blog, morre, aos 70, o ex-deputado Miquéias Fernandes, vítima da Covid-19

Morreu nas primeiras horas da manhã de hoje o advogado, ex-vereador de Manaus e ex-deputado Miqueias Fernandes, aos 70 anos. Ele estava internado há dois dias no Prontocord, hospital administrado pelo grupo Samel, e teve complicações ocasionadas pelo novo coronavírus (Covid-19).

Filho do pastor Benjamin Matias Fernandes e de dona Maria, casal pioneiro das Assembleias de Deus no Amazonas, o ex-parlamentar foi um dos advogados mais prestigiados de Manaus. Em 1988 elegeu-se vereador pelo PDT na segunda tentativa – a primeira aconteceu seis anos antes. Dois anos depois chegou à Assembleia Legislativa, aonde permaneceu até 2002, tendo sido um dos deputados mais destacados da Casa.

Nos últimos anos dedicou-se apenas à advocacia, atuando na política apenas como assessor jurídico – a última vez na campanha de reeleição do senador Eduardo Braga (MDB), em 2018. Também atuava bastante como pastor na Igreja Assembleia de Deus Tradicional, dirigida pelo sobrinho, o pastor Gedeão Granjeiro.

Casado pela segunda vez com Helen Fernandes, ele deixa a filha Dinah Fernandes, juíza do Tribunal de Justiça do Amazonas, e os filhos Tereza, Thais e Miqueias Junior, advogados como ele.

Os irmãos, que formam uma família muito conhecida no Estado, também choram a perda dele. Entre eles o ex-prefeito de Manaus, José Fernandes; a juíza aposentada Ruth Fernandes; a enfermeira Minervina Fernandes; a empresária Maria Fernandes e os advogados Benjamin e Arimatéia Fernandes.

Também enluta a família Câmara, já que foi casado a primeira vez com Eliúde Câmara Fernandes, já falecida. Ela era irmã dos pastores Samuel e Jônatas Câmara e do deputado federal Silas Câmara.

Como mandam as regras sanitárias, não haverá velório e o sepultamento, acompanhado apenas pela família, deve ocorrer no cemitério São João Batista.

NOTA PESSOAL

Este blogueiro, que iniciou sua carreira de assessoramento político justamente trabalhando com Miquéias Fernandes, sente-se especialmente triste por perder uma espécie de irmão mais velho, com quem aprendeu muito. Nos últimos meses, Miquéias Fernandes nos brindou como articulista do blog, escrevendo uma série de bons artigos, sempre muito prestigiados. Era uma pessoa brilhante e cheia de vida. Á família e aos muitos amigos que hoje choram sua partida, nossos sentimentos!

Veja nota da OAB

Veja a nota oficial da Igreja Assembleia de Deus Tradicional

“Cumpro , com muita dor no coração , o dever de informar que nosso pastor doutor Miquéias Matias Fernandes , ex vereador, ex deputado estadual por três legislaturas, membro fundador da IEADTAM e da nossa CEADTAM, advogado de brilhante capacidade , servo por excelência, passou a estar com o Senhor no fim desta manhã, vítima da COVID 19.
“O Senhor o deu, e o Senhor para si o tomou. Bendito seja o nome do Senhor “.

Pr. Gedeão Grangeiro Fernandes de Menezes
Presidente da CEADTAM”

NOTA DA PREFEITURA DE MANAUS

“O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, externa profundo pesar pela morte do ex-vereador e ex-deputado estadual, advogado e pastor Miquéias Fernandes, aos 69 anos, por conta de complicações causadas pelo novo coronavírus, neste domingo 26/4, e decretará luto oficial por três dias na cidade. Miquéias teve destaque na política amazonense nas décadas de 1980 e 1990.

“Lamento o falecimento do Miquéias, foi um grande político e uma grande pessoa para o Amazonas. Vou decretar luto oficial de três dias como uma forma de ser a última homenagem a este bravo guerreiro que lutou até o fim contra a Covid-19. Com isso, aproveito para reforçar o pedido de, quem puder, fique em casa”, disse o prefeito Arthur Neto.

“Minha solidariedade aos amigos e familiares da família de Miquéias. Esse vírus tem que ser tratado com seriedade por todos, pois perdemos mais uma grande pessoa por conta dele. Que Deus possa consolar os corações dos familiares e amigos nesse momento de profunda dor”, completou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Nascido em Boa Vista (RR), no dia 28 de agosto de 1950, Miquéias Fernandes era casado e se formou em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Foi vereador de 1989 a 1991 e ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Foi deputado estadual do Amazonas por três vezes, exercendo várias lideranças na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em 2016, Miquéias recebeu o título de Cidadão do Amazonas na Aleam, em propositura do deputado estadual Wanderley Dallas.”

NOTA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

NOTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) lamenta com profundo pesar o falecimento do ex vereador Miqueias Fernandes, 69 anos, ocorrido na manhã deste domingo (26/4).

Em meu nome e de todos os vereadores e servidores da Câmara, manifesto profundo pesar pela partida do ex vereador Miqueias Fernandes. Em nome de sua esposa, Helen Fernandes, que é funcionária da CMM, externo meus sentimentos de respeito à dor sentida pela família e amigos nesse momento, rogando à Deus que lhes dê o conforto necessário.

Miqueias Fernandes foi vereador da cidade de Manaus, exercendo mandato entre os anos de 1989 e 1991, desempenhando também a função de vice-presidente na Casa Legislativa. Foi deputado estadual por três mandatos. Era advogado e membro da Igreja Assembleia de Deus Tradicional do Amazonas.

Miqueias Fernandes deixa um grande legado tanto na vida pública quanto como profissional, religioso, esposo e pai.

Joelson Silva
Presidente da Câmara Municipal de Manaus

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Ricardo Gomes

    Uma grande perda para o Amazonas, em vários aspectos, Jurídico sim, pois era esse o ofício que abraçou como poucos: inteligente, combativo, leal, ético e um Jurista de grande visão, mas, acima de tudo um Grande Homem, um verdadeiro Chefe de Família, um Cidadão e, com especial destaque: um Servo de Deus.
    Externo meus respeitos mais sinceros à todos os que tiveram o prazer e o privilégio de conhecer, conviver e desfrutar da existência do Dr. Miqueias.

Deixe uma resposta