PMDB inicia ataque: Dallas critica situação de abandono das paradas de ônibus em Manaus

dallas tribuna

A situação de abandono das paradas e abrigos de ônibus de Manaus, que estão sem cobertura, assentos, iluminação e com colunas de ferro enferrujadas, foi denunciada hoje pelo deputado estadual Wanderley Dallas.

O parlamentar, que preside a comissão de Transportes Públicos da Assembleia Legislativa do Amazonas, disse que tem recebido várias queixas da população sobre as condições de abandono das paradas.

“Em todos os bairros que visito, as pessoas reclamam das condições precárias das paradas e abrigos de ônibus”, afirmou Dallas. “É raro encontrarmos uma parada em perfeitas condições de uso, com telhado sem buracos, iluminação e bancos”, acrescentou.

Dallas disse que a Prefeitura de Manaus anunciou, em setembro do ano passado, a reforma de 500 paradas de ônibus, além de construir 200 abrigos no estilo ‘telha de barro’. O serviço foi orçado em R$ 4 milhões e a data limite para recuperação das paradas era 8 de dezembro do ano passado.

“Já passaram quase sete meses e até agora a prefeitura não completou o serviço, tampouco informou quantos abrigos foram realmente reformados e construídos”, denunciou Dallas.

Segundo o deputado, a situação é tão precária que muitos moradores, diante da falta de iniciativa de prefeitura, começaram por conta própria a reformar as paradas.

Devido a falta de transparência no uso de recursos públicos para reformar os abrigos, o Ministério Público do Amazonas anunciou que vai fiscalizar a reforma e construção das paradas de ônibus. O MP também informou que vai cobrar explicações da prefeitura sobre as denúncias divulgadas na imprensa local sobre o superfaturamento nas obras de reforma das paradas. 

Manaus tem déficit de 3,4 mil abrigos de ônibus 

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Públicos (SMTU), Manaus possui déficit de 3,4 mil abrigos de ônibus. Ainda segundo a SMTU, cabe aos moradores dos bairros informarem à prefeitura a necessidade de paradas de ônibus, bem como os locais onde os abrigos devem ser instalados.

Enquanto os bairros da periferia sofrem com a falta de abrigos, os bairros de classe alta, como o Vieiralves e a Ponta Negra, possuem paradas em ótimas condições de uso. “É só andar pelos bairros nobres para perceber que todas as paradas são bem conservadas. Nesses bairros todos os abrigos têm iluminação, assentos e cobertura”, comparou o deputado.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta