48 anos após chegar a Manaus, Luiz Fernando Nicolau se torna Cidadão Amazonense, em solenidade na Aleam

O médico e ex-deputado estadual e federal pelo Amazonas, Luiz Fernando Nicolau, é o mais novo cidadão amazonense. O título foi outorgado pela Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira (27), durante Sessão Especial que reuniu amigos, familiares, colaboradores, parlamentares e autoridades. A iniciativa partiu do ex-deputado estadual e atual deputado federal Arthur Bisneto (PSDB).

Natural de Paraíba do Sul (RJ), Luiz Fernando tem 70 anos de idade, dos quais mais de 40 anos dedicados ao trabalho na área da saúde médica e hospitalar, sendo especializado em neurocirurgia. É o fundador do extinto Pronto-Socorro dos Acidentados, do Hospital Samel e da instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde. Além da carreira política, foi professor e secretário estadual de saúde. 

Na solenidade, o deputado Arthur Bisneto fez um retrospecto da vida de Luiz Fernando enquanto médico, empresário e amigo. “É um empreendedor, grande político e exemplo claro de que esta homenagem deve ser, acima de tudo, justa. Este título simboliza dar a uma pessoa que não nasceu no Amazonas o reconhecimento de um povo que o tem como um irmão”, discursou. 

Vivendo em Manaus desde 1968, Luiz Fernando mudou-se do Rio de Janeiro para o Amazonas para estudar Medicina na FUA, atual Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Paralelamente, ele lecionava em cursos pré-vestibulares e escolas públicas estaduais. Aos fins de semana, dirigia um táxi para complementar a renda e custear os estudos. 

Emocionado, Luiz Fernando agradeceu as manifestações de carinho dos presentes e disse considerar a cidadania amazonense maior do que qualquer comenda já recebida. “Quase todas as homenagens de um modo geral são efêmeras, mas o meu título de cidadão amazonense será eterno. E terá de mim todo respeito e gratidão e, certamente, transcenderá a minha existência”, declarou. 

Homenagens – O prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), compareceu à cerimônia para prestar sua homenagem. Artur, que por vários anos foi colega de parlamento de Luiz Fernando, elogiou a personalidade fiel e verdadeira do amigo. “Luiz Fernando é a própria expressão da verdade. Tenho muita honra de ser amigo fraterno, irmão de Luiz Fernando Nicolau”, ressaltou. 

Filho do homenageado, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) falou sobre a trajetória do pai e relembrou histórias do passado. “Tenho muito orgulho de ser filho de uma pessoa cuja história é de luta e de muito sucesso. E sucesso sempre compartilhado com o próximo”, destacou. “Dr. Luiz escolheu o Amazonas para exercer sua vocação de cuidar das pessoas e de salvar vidas.” 

O deputado estadual Josué Neto (PSD), que presidiu a sessão especial, disse que a outorga do título faz a Aleam dar exemplo às novas gerações. “O exemplo do quanto é importante ter uma vida pautada na honestidade. Esta Casa tem orgulho de ter tido, em legislaturas passadas, o mandato de Luiz Fernando”, enfatizou.

Participaram da sessão especial os deputados Abdala Fraxe (PTN), Adjuto Afonso (PDT), Alessandra Campelo (PMDB), Belarmino Lins (PROS), David Almeida (PSD) e Orlando Cidade (PTN), além dos vereadores Hiram Nicolau (PSD), Felipe Souza, Joãozinho Miranda e Walfran Torres, do PTN. Estiveram presentes, ainda, representantes da Marinha Brasileira, Corpo de Bombeiros Militares e do Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Currículo – Luiz Fernando Sarmento Nicolau nasceu em Paraíba do Sul (RJ) em 30 de setembro de 1946. É filho de Oscar Nicolau e Carmen Mariz Sarmento Nicolau. Tem seis irmãos – Paulo Roberto, Jorge Cezar, Elisabeth, Michel, Jamil Tuffi e Acácio. É pai de sete filhos, entre eles o deputado Ricardo Nicolau e o vereador Hiram Nicolau, e avô de oito netos.

Na juventude, serviu ao Exército Brasileiro na Escola Superior de Guerra (ESG), na cidade do Rio de Janeiro.

Formou-se médico pela Ufam aos 27 anos, em 1973, com especialização em neurocirurgia. Passou a integrar a primeira equipe de neurocirurgia da história do Amazonas. Em 1975, também se especializou em Administração Hospitalar pelo Instituto São Camilo, de São Paulo.

Depois de formado, Luiz Fernando continuou atuando no curso de Medicina da Ufam, agora como professor de Neuroanatomia, de 1974 a 1975. No mesmo período, exerceu sua profissão na rede municipal de saúde e no INAMPS, hoje Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como forma de retribuir o acolhimento encontrado no Amazonas, fundou, em 1976, junto a seus filhos, o extinto Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados. Em 1979, fundou o Hospital Samel. No ano seguinte, em 1980, inaugurou a instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde.

Ingressou na política em 1986, aos 40 anos, ao ser eleito deputado estadual. Nesse período, pediu licença do cargo durante dois anos, de 1988 a 1989, para comandar a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas em 1990.

Luiz Fernando trabalhou pelo Amazonas como deputado federal por nove anos. Foi eleito pela primeira vez em 1994, dono da segunda maior votação do pleito. Reelegeu-se para o segundo mandato em 1998. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal por um ano, como suplente.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta