40 anos do PT

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980. Completa 40 anos de atuação e de grandes contribuições para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

O PT nasceu das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. Professores, operários de fábricas e de várias categorias profissionais, agentes de pastorais sociais, agricultores, estudantes, intelectuais, e jovens idealistas que lutavam contra a ditadura militar e pelos direitos sociais e a Justiça.

Os governos do PT, com Lula e Dilma, levaram programas sociais que tiraram 36 milhões de pessoas da miséria e tirou o Brasil do Mapa da Fome. Foi o período de maior crescimento da economia e da geração de empregos.

No Amazonas temos o programa Bolsa Família que beneficia mais de 300 mil famílias. Tivemos também o Minha Casa Minha Vida, que construiu casas para os mais pobres e o Programa Luz para Todos, que levou energia e vida para muitas comunidades do interior do estado.

Mas teve ainda grandes investimentos, como: o Proama, que levou água para zonas Leste e Norte de Manaus; a Ponte Rio Negro; os portos no interior; o gás do gasoduto de Coari e a energia do Linhão de Tucuruí. Tudo feito nos governos do petistas e que beneficiam o povo do Amazonas.

O PT ganhou quatro eleições para presidência. No voto democrático. Mas um golpe em 2016 tirou a presidenta Dilma. E daí em diante, os governos Temer e agora o de Bolsonaro estão tirando todos os direitos conquistados pelo povo.

A reforma trabalhista; a terceirização total, que desmontou a CLT e tenta acabar com os sindicatos; a reforma da previdência, que reduziu as aposentadorias; e agora a reforma administrativa, que quer reduzir salários e tirar direitos dos servidores públicos. O PT lutou e luta contra esses retrocessos. O PT defende o povo. E assim foi em toda a sua história.

No Amazonas, foi Lula que prorrogou por mais 10 anos os incentivos da Zona Franca de Manaus e Dilma prorrogou mais 50 anos, gerando 123 mil empregos, muitos perdidos agora no atual governo.

Parabenizo a todos filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores, tanto os fundadores como os companheiros José de Oliveira Barroncas, Oswaldo Coelho, Marilene Correia, Amarildo e tantos outros que militam até hoje, quanto aos novos filiados, a maioria jovens que vão fortalecer as lutas do partido.

Merece destaque o Núcleo do PT de Petrópolis, o mais antigo de Manaus, onde parabenizo na pessoa do ex-vereador Waldemir José e demais filiados.

Estou no PT há 25 anos. Obrigado a João Pedro Gonçalves e aos professores Aloísio Nogueira e Osail Medeiros, que subscreveram a minha ficha de filiação.

Viva o PT, viva os 40 anos. A luta continua!

*O autor é economista e deputado federal pelo PT