O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), determinou, nesta quinta-feira, 20/3, a intensificação dos trabalhos de limpeza e desobstrução de igarapés na zona Leste da cidade. A ação faz parte de um conjunto de medidas emergenciais definidas durante a reunião do comitê de crise, realizada na noite desta quarta-feira, 19/3, para mitigar os impactos das fortes chuvas na capital.
O chefe do Executivo municipal vistoriou de perto as intervenções no igarapé do Mindu, localizado entre os bairros Tancredo Neves e Novo Aleixo, onde equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizam a dragagem, drenagem e ampliação de bocas de lobo para garantir maior vazão da água.
“Nós estamos fazendo a desobstrução de bueiros, de bocas de lobo e realizando a dragagem dos igarapés. Esse trabalho já surtiu efeito aqui. Nossas equipes estão dentro dos igarapés, ampliando as bocas de lobo para dar vazão à grande quantidade de água que tem caído em virtude das chuvas. Esse é o trabalho da prefeitura”, afirmou o prefeito.
A ação, também, faz parte do cronograma contínuo de manutenção de igarapés, coordenado pela Semulsp. Segundo o subsecretário de Gestão da pasta, Altervir Moreira, o serviço está sendo realizado em diferentes pontos da cidade.
“Nós começamos esse trabalho na área da Sapolândia, no bairro Alvorada, depois passamos para o igarapé do 40 e agora estamos aqui na alameda Alphaville, desassoreando e dando fluxo à água. A prefeitura, por meio da Semulsp, Seminf e outras secretarias, está com seis equipes mecanizadas, somando mais de cem servidores, para garantir que os igarapés recebam a devida assistência”, explicou o Moreira.
Moradores da região acompanham as ações e destacam a importância do trabalho para reduzir os impactos das chuvas. Mestre de obras e morador do local há 34 anos, Leandro Marcel da Silva agradeceu a presença do prefeito e ressaltou a necessidade de intervenções para minimizar os alagamentos.
“Nunca ninguém tinha vindo aqui antes, além de assessores. Então, eu quero agradecer ao prefeito por estar aqui e por ter se comprometido a minimizar esse problema para a gente. Ele concordou que a ponte deveria ter sido feita junto com a obra de alargamento da via realizada pelo governo do Estado e garantiu que irá buscar soluções para o problema”, afirmou Leandro.
As ações emergenciais da Prefeitura de Manaus seguem em execução nos pontos mais críticos da cidade, visando minimizar os impactos das chuvas e proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Crise, intensificou as ações emergenciais para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas no bairro Cidade de Deus, zona Norte da cidade. Ao todo, 33 famílias, totalizando 105 pessoas, foram cadastradas e inseridas no Auxílio-Aluguel, além de receberem benefícios eventuais.
Dessas famílias, quatro perderam suas casas em desabamentos totais e outras 29 residem em áreas de risco iminente de desabamento. Como medida emergencial, a prefeitura está garantindo moradia segura para essas pessoas até a conclusão das obras dos programas habitacionais. Como solução definitiva, todas serão incluídas nos programas “Manaus Minha Terra” e “Minha Casa, Minha Vida”, assegurando moradia digna e permanente.
O prefeito de Manaus, David Almeida, reforçou o compromisso da gestão em dar respostas rápidas e eficazes à população atingida, durante coletiva de balanço e apresentação de estratégias de atendimento às famílias atingidas por deslizamento na comunidade Fazendinha e demais localidades, definidas durante reunião do comitê de crise.
“Nosso objetivo é cuidar das pessoas e oferecer soluções reais para que possam recomeçar suas vidas com dignidade. Estamos agindo de forma rápida para dar assistência emergencial às famílias afetadas e, ao mesmo tempo, trabalhando para garantir soluções definitivas de moradia segura para elas”, afirmou o prefeito.
Além disso, o Fundo Manaus Solidária (FMS) está disponibilizando apoio com móveis, eletrodomésticos, kits de higiene, colchões e lençóis para que essas famílias possam recomeçar suas vidas com dignidade. A presidente do FMS, Viviane Lira, esteve no local e destacou a atuação imediata da prefeitura para garantir assistência às famílias.
“Hoje eu estive no Fazendinha 2, no bairro Cidade de Deus, onde aconteceu esse desastre devido às fortes chuvas, juntamente com o nosso secretário de habitação, Jesus Alves, e demais colaboradores da prefeitura. Nós fomos analisar as necessidades e já trazendo soluções de imediato para atender o mais rápido possível. O Fundo Manaus Solidária está fornecendo fomento, ajuda com eletrodomésticos, kits de higiene, lençóis, colchões, tudo que é necessário nesse momento”, afirmou Viviane.
O secretário da Semhaf, Jesus Alves, destacou a importância do diálogo com as famílias e do respaldo legal para as ações da prefeitura.
“A gente não pode simplesmente chegar numa casa e retirar a família sem um instrumento legal. Nosso objetivo é conscientizar essas pessoas de que não é seguro permanecer em determinadas áreas. Vamos firmar acordos que garantam segurança jurídica e a concretização das medidas que estamos adotando. Quero assegurar que todas as ações que estamos propondo são sérias e serão cumpridas”, ressaltou o secretário.
O comitê de crise da Prefeitura de Manaus segue mobilizado para prestar assistência às famílias afetadas pelas chuvas e reforça o compromisso de promover moradia digna e segura à população.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)