Portal nacional de política divulga pesquisa para Governo e Senado no AM

O site Poder360, um dos mais badalados da política nacional, publicou hoje pesquisa mostrando que o governador Amazonino Mendes (PDT), que tenta a reeleição, lidera isolado a intenção de votos na disputa para o governo do Estado com 24% das intenções de voto. Em segundo aparece o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado David Almeida (PSB), com 16%.

Os resultados foram divulgados ao Poder360 pelo Cipec (Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação). A pesquisa foi realizada de 5 a 8 de julho. Foram entrevistadas 1.200 pessoas residentes no Estado do Amazonas. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº AM-09504/2018. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada por meio de telefones fixos e móveis com uma seleção aleatória do discador. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução e nível de renda.

O apresentador de TV Wilson Lima (PSC) alcançou 12% das intenções. O senador Omar Aziz (PSD) teve 8%. Já o pré-candidato da Rede, Junior Brasil, obteve apenas 2% das intenções.

Os votos brancos ou nulos somaram 24% e 14% não souberam ou não responderam a pesquisa.

A pesquisa mostra também que, em 1 possível 2º turno, Amazonino ganharia as eleições. O atual governador liderou a pesquisa nos 3 cenários em que foi testado.

Em cenário em que disputa com David Almeida, venceria com 39% dos votos contra 31%.

Já com Omar Aziz, também venceria com 39% dos votos contra 34%.

Com Wilson Lima, Amozonino seria reeleito com 40% dos votos.

A DISPUTA PELO SENADO

O senador Eduardo Braga (MDB) lidera a disputa para vaga ao Senado pelo Amazonas nos 2 cenários em que foi testado. Braga é a 1ª opção de maioria dos eleitores tanto para 1ª vaga, quanto para 2ª cadeira que o Estado possui.

A pesquisa também mostra que de 29% a 30% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos.

Em 1 cenário, Braga tem 19% das intenções de voto para a 1ª vaga. Em 2º, está a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B). O mandato dos 2 políticos pelo Estado termina neste ano.

Para a 2ª vaga, Braga tem 16% seguido pelo deputado federal Pauderney Avelino (DEM), que tem 10% das intenções.

Já em 2º cenário, Braga tem 21% das intenções de voto para a 1ª vaga. Em 2º está Francisco Praciano (PT), com 8% das intenções. Para a 2ª vaga, o senador tem 17%. Em 2º Pauderney Avelino tem 8% dos votos dos amazonenses.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

LEAVE A REPLY