Polícia prende foragidos, flagra roubo e drogas na Manaus Moderna

Entre carregadores de mercadorias, guardadores de carro e outros trabalhadores de rua, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) cadastrou 150 pessoas na região da Manaus Moderna durante operação iniciada na quarta-feira (13/12). Dois foragidos da justiça foram recapturados e as polícias fizeram, ainda, um flagrante de roubo e apreenderam um adolescente morador de rua com drogas. A ação continua nesta quinta-feira (14/12) na Delegacia Móvel da Polícia Civil, instalada na avenida Manaus Moderna, Centro, zona sul de Manaus.

Determinada pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, a ação na Manaus Moderna visa criar um cadastro dos trabalhadores e oferecer ações educativas de prevenção às drogas e, nos casos necessários, encaminhamento para tratamento em dependência química. A medida foi adotada após denúncias recebidas pela SSP-AM de que supostos carregadores do porto estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes, além de praticarem roubos, furtos a veículos e pedestres e tráfico de drogas.

Na quarta-feira, dois foragidos da justiça foram presos. Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia. Durante a operação, os policiais flagraram o suposto flanelinha Nelson Nunes da Silva, 35, roubando cordão de pedestres. No registro criminal dele, já há uma prisão por tráfico. O adolescente D.L.S, 15, morador de rua, foi detido com drogas e encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais. O jovem será acompanhado pelo Departamento de Prevenção às Drogas da SSP-AM.

Cerca de 30 servidores da Secretaria Executivo-Adjunta de Operações (Seaop) estão atuando no cadastro e orientação dos trabalhadores na Manaus Moderna. A expectativa é que, após o registro, os trabalhadores tenham crachás e fardamento. “Os comerciantes dão conta de que alguns carregadores até exigem pagamento além do normal. Teremos um trabalho de acolhimento também para pessoas que precisam, que são dependentes. O secretário Bosco Saraiva pretende catalogar todas as pessoas que trabalham aqui, dando até uniforme para que eles trabalhem na legalidade e evitem o que está acontecendo”, explicou o coordenador da Seaop, delegado Orlando Amaral.

Conforme o delegado Divanilson Cavalcanti, coordenador do Departamento de Prevenção às Drogas, a Secretaria de Segurança vai contatar cooperativas, conselhos comunitários de segurança e instituições sociais para trabalhar na prevenção às drogas e à dependência química na Manaus Moderna. “Tem muitas pessoas que utilizam a área para uso de entorpecentes e acabam praticando os delitos justamente para consumir drogas”, ponderou Cavalcanti.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta