Governo do Estado anuncia instalação de Conselho Estadual LGBT

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania anunciou ontem a criação do Conselho Estadual LGBT com previsão de iniciar as atividades no segundo semestre deste ano no combate à discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Trânsgêneros.

O assunto foi debatido com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT, outros órgãos ligados a temática e sociedade civil do Amazonas em dois dias de encontro, 24 e 25 de abril.

Para o presidente do Conselho Nacional, Zezinho Prado, o Amazonas vai ganhar muito com a instalação do órgão. “Nós não temos instrumentos legais no Brasil. O Conselho é uma ferramenta de inclusão e de fortalecimento de criação de políticas públicas. O órgão  pode ajudar a sanar muitas questões para tentar diminuir os altos índices de criminalidade contra LGBT no país”,  explica.

Um dos principais pontos abordados foi o de assassinatos de LGBT. Em 2016 o Amazonas registrou 29 casos sendo 26 em Manaus e quatro no município de Parintins. A secretária da Sejusc, Graça Prola, reforçou que ainda em 2017 será criada em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM), a Delegacia Especializada em Crimes contra a Intolerância, Discriminação e Preconceito.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta