Conheça as ideias de Luiz Castro para o sistema de transporte coletivo de Manaus

A melhoria do sistema de transporte público de Manaus, é um dos pontos prioritários nas ações de mobilidade do plano de governo do candidato a prefeito Luiz Castro, pela coligação REDE/PMN. A proposta associa a renovação da frota de ônibus com a readequação da faixa azul e a instalação de semáforos inteligentes, visando otimizar o tempo de deslocamento da população pela cidade.

Luiz Castro destaca que as propostas para o transporte serão discutidas com a população usuária do sistema. “São trabalhadores, pais e mães de família, estudantes, que padecem nos pontos e terminais esperando ônibus velhos, lotados e que levam um tempo absurdo para chegar ao trabalho, à escola ou outro destino”, observou.

Ele defende o controle da Prefeitura sobre o sistema de transporte, que na sua avaliação precisa ser público, de fato, e transparente na relação com as empresas do setor.

Para melhorar o fluxo dos ônibus, o candidato propõe a readequação da faixa azul, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus, que prevê a faixa à direita. Atualmente a faixa azul está no lado direito apenas das avenidas Mario Ypiranga Monteiro (Recife) e Umberto Calderaro Filho (Paraiba).

Outra alternativa, de acordo com Luiz Castro, é estimular o uso das vias paralelas às principais, para dar maior fluidez ao trânsito. Ele propõe também estudar a viabilidade da utilização do sistema binário, nesse caso as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista passariam a ter mão única.

O plano de governo também prevê o monitoramento, em tempo real, do transporte coletivo por meio de um sistema de câmeras/GPS, em parceria com o Estado e a divulgação dos dados à população nas paradas e terminais de ônibus.

Na avaliação de Luiz Castro, uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes, que cresceu de forma desordenada, precisa de uma gestão moderna, ousada, com alternativas de mudanças que ajudem a solucionar os problemas no transito e no sistema de transporte, para facilitar a vida da população manauense.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta