Secretaria de Cultura reconhece erro no desempate entre Andanças de Ciganos e Reino Unido da Liberdade e dá o terceiro lugar à escola do Morro

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa informa que, após a verificação no critério de desempate, estabelecido em regulamento para o Carnaval na Floresta 2026, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Reino Unido da Liberdade reivindicou a terceira colocação, com base no Capítulo 9, do regulamento, deixado em quarto lugar o Grêmio Social e Recreativo Escola de Samba (GSRES) Andanças de Ciganos, ambas escolas com 268,5 pontos.

O blog publicou ontem um desabafo do compositor Gilson Nogueira sobre os critérios usados pelos jurados, mostrando inconsistências, inclusive no que diz respeito ao desempate.

A pasta da Cultura ressalta que o regulamento, no que se refere ao critério de desempate, de acordo com o sorteio dos itens realizados no momento da apuração, o último item seria utilizado para critério de desempate.

O último quesito sorteado foi o Samba-Enredo, onde a Reino Unido somou 30 pontos e a Andanças de Ciganos somou 29,9, o que significa que a escola representante do Morro da Liberdade ficaria à frente da Andanças de Ciganos.

A Secretaria de Cultura reforça que não houve mudança nas notas das duas agremiações, apenas alteração da ordem de classificação, em virtude do critério de desempate.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta