Sangue nas fezes, dor abdominal e perda de peso podem ser sintomas de câncer colorretal, diz médica

Sangue nas fezes, dor abdominal persistente, mudança nos hábitos intestinais e perda de peso sem motivo aparente. Esses são alguns dos sinais que podem indicar um possível câncer colorretal, um dos tipos mais comuns no Brasil e no mundo, mas também um dos mais preveníveis. O alerta é da médica gastroenterologista Ana Beatriz Figueiredo, professora de pós-graduação da Afya Educação Médica de Manaus.

“São sintomas que muitas vezes são ignorados ou atribuídos a outras causas, como estresse ou alimentação. Mas quando persistem, precisam ser investigados com seriedade”, explica a especialista.

De acordo com Ana Beatriz, o câncer colorretal, doença que vitimou a cantora Preta Gil, costuma se desenvolver de forma silenciosa nas fases iniciais. Por isso, disse ela, a recomendação é para que as pessoas a partir dos 45 anos realizem exames de rastreamento, como a colonoscopia, mesmo sem apresentar sintomas. “Quem tem histórico familiar, deve começar antes, cerca de 10 anos mais cedo do que a idade em que o parente foi diagnosticado”, orienta.

Além da atenção aos sinais, a médica destaca que é possível reduzir significativamente os riscos da doença, com medidas simples. “Alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool e manter o peso sob controle são atitudes que fazem a diferença”, afirma. O consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, também pode ajudar na prevenção, segundo estudos recentes.

Grupos de risco — Pessoas com histórico de câncer colorretal na família, doenças inflamatórias intestinais, obesidade, diabetes ou que já tiveram pólipos adenomatosos detectados em exames anteriores, precisam ter um acompanhamento ainda mais rigoroso. “As pessoas desses grupos devem conversar com o médico para definir a periodicidade e o tipo de rastreamento mais adequado ao seu perfil”, reforça Ana Beatriz.

Segundo a professora, casos de figuras públicas como o da cantora Preta Gil, diagnosticada com câncer colorretal em 2023, ajudam a despertar a atenção da população. “As pessoas se identificam, se sentem tocadas e passam a buscar mais informações e atendimento médico”, observa.

A médica reforça que a prevenção é um processo contínuo. “Não é só fazer um exame e pronto. É sobre criar uma rotina de cuidado com a saúde. O diagnóstico precoce salva vidas”, alerta.

Atendimento – A Afya Educação Médica desenvolve em Manaus um programa de atendimento médico gratuito em várias especialidades, incluindo Gastroenterologia. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação.

O atendimento acontece todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. “Com essa iniciativa, os médicos estudantes de pós-graduação conseguem tratar casos reais e a comunidade é beneficiada com a oferta de atendimento”, explica a diretora da unidade, Suelen Falcão.

Em Manaus, a Afya Educação Médica conta com uma estrutura premium, incluindo sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas para pequenos procedimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 99379-9297 para verificar a disponibilidade de vaga e realizar o agendamento.

Além de Gastroenterologia, a Afya Educação Médica oferece o serviço nas áreas de Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Ginecologia Ambulatorial, Geriatria, Medicina Intensiva Adulta, Nutrologia, Pediatria Geral, Psiquiatria e Ultrassonografia.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta