O que parecia uma questão que dividia opinião mostrou-se, na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN) em novembro, praticamente uma unanimidade: 87,9% dos entrevistados colocaram-se a favor da repavimentação do trecho do meio da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia, e daí ao restante do país. Apenas 3,9% estão alinhados aos ambientalistas, que se opõem à obra por entender que ela vai acelerar o desmatamento da floresta em território amazonense. Um contingente maior que o de contrários afirmou não ter opinião formada sobre o assunto: 8,3%.
A pesquisa ouviu moradores de Manaus e de outros onze municípios, que concentram praticamente 70% do eleitorado do Estado. O apoio é enorme tanto na capital quanto no interior.
Neste momento um grupo de trabalho formado por técnicos do Ministério dos Transportes e Ministério do Meio Ambiente se debruça sobre o licenciamento ambiental dos mais de 400 quilômetros que compõem o trecho do meio. Os ambientalistas tentaram, sem sucesso, incluir um repúdio à obra no texto final da COP30, realizada recentemente em Belém do Pará.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




