Mega operação no Rio de Janeiro revelou a importância dos faccionados de Manaus para o tráfico nacional: pelo menos seis amazonenses morreram nas comunidades cariocas (vídeos)

Manaus se tornou um epicentro do crime organizado na Amazônia, servindo como corredor estratégico para o escoamento de cocaína pelo Rio Solimões e Rio Amazonas, segundo relatório internacional. E isso ficou bem evidente na mega operação realizada pelas Polícias do Rio de Janeiro em comunidades como o Morro do Alemão e Penha, na zona Norte carioca, anteontem. O blog apurou que pelo menos seis traficantes amazonenses estavam nas comunidades cariocas e foram mortos no conflito. Na capital amazonense, especialmente na Compensa, houve conflitos entre policiais e membros do Comando Vermelho, que foram paras as ruas “homenagear” os companheiros mortos no Estado do Sudeste.

O relatório destaca que a localização geográfica de Manaus, aliada à presença de grandes vias fluviais e à logística do polo industrial, facilita a movimentação de drogas e dificulta o combate das autoridades. Além disso, a atuação de facções criminosas na cidade tem se intensificado, tornando a região mais vulnerável a atividades ilícitas e à violência urbana.

A ação da última terça-feira (28) é considerada a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro e mobilizou 2,5 mil agentes civis e militares, provocando bloqueios em vias, suspensão de aulas em 83 escolas e paralisação de linhas ônibus.

A megaoperação deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (29) pelo governo do Rio de Janeiro.

Reação em Manaus

A Polícia confirmou as identidades de Myller Moreira da Cunha, o “Neném”, e Rair Moreira, o “Suíça”, como os primeiros identificados entre os amazonenses mortos no Rio. Os outros quatro, apontados pelos próprios traficantes como também vindos de Manaus, estão sendo qualificados.

Na noite de ontem (29), faccionados saíram às ruas no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, para “homenagear” os mortos e acabaram entrando em confronto com a Polícia Militar.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou um policial militar encurralado pelos criminosos. Ainda não há informações oficiais sobre a motivação do confronto, mas, segundo relatos preliminares, a confusão teria começado após o uso de fogos de artifício na área. Fontes informaram que membros de facções criminosas chegaram a atirar contra a polícia durante a ação.

Nas imagens, é possível ver o policial sendo cercado por pessoas que participavam do ato. Objetos foram arremessados contra ele e houve correria no local. No vídeo também é possível ouvir sons de tiros. A PM informou que reforçou o policiamento na área após o incidente. Não há informações sobre feridos ou prisões.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) disse que acompanha o caso e que atua em conjunto com as forças de segurança do Rio para identificar possíveis conexões entre os grupos criminosos.

Veja os vídeos da confusão de ontem, um deles registrado pelo perfil Rota Diária e o outro por populares:

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta