O jornalista Rogério Pina publicou em seus perfis nas redes sociais uma imagem mostrando que o muro do primeiro estádio de futebol de Manaus, o Parque Amazonense, está desabando. A edificação histórica está abandonada. Situa-se na avenida Professor Marciano Armond, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, e é uma joia da história manauara.
Inaugurado em 1906, o Prado, como também era conhecido, funcionou como estádio de turfe até a década de 40, quando foi adquirido pela Federação Amazonense de Desportos Atléticos, sendo mais tarde, em 1960, arrendado para o América Futebol Clube. O último jogo ocorrido ali data de 1973, quando o Rio Negro venceu a Rodoviária por 3×1. Com a inauguração de estádios mais modernos, como o Vivaldo Lima e a Colina, o Porque Amazonense acabou relegado a jogos de futebol amador. Seu muro foi tombado como patrimônio histórico, mas está desaparecendo.
“Com as chuvas da temporada, parte do muro ruiu e a situação deverá se agravar futuramente. É lamentável porque é uma das últimas ‘edificações’ dessa área do Alto de Adrianópolis. Será que vale procurar um IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) da vida? Ou seria perda de tempo?”, questiona Pina.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




