O Governo Federal autorizou o envio da da Força Nacional de Segurança Pública ao Amazonas para o combater o narcotráfico e crimes ambientais nos municípios de Barcelos e Coari. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (18) e vale pelos próximos 90 dias.
A Força Nacional de Segurança Pública é uma tropa criada em 2004 para atuar em situações emergenciais em apoio aos estados. Diferente das Forças Armadas, ela é composta por policiais militares, civis e bombeiros selecionados em todo o país, que passam por treinamento específico e são mobilizados de forma temporária.
Segundo o documento, emitido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força Nacional ficará responsável por atividades consideradas essenciais para a preservação da ordem pública e da segurança da população como:
Combate ao crime organizado;
Combate ao narcotráfico;
Combate aos crimes ambientais;
Preservação da ordem pública e proteção de pessoas e patrimônios.
O número de agentes será definido pela Diretoria da Força Nacional, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A portaria estabelece que o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fornecer a infraestrutura necessária para a atuação da Força Nacional e que a atuação será episódica e planejada, com duração de três meses.
A operação integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), iniciativa para reforçar a fiscalização e a inteligência na Floresta Amazônica e ampliar a presença do Estado em áreas estratégicas da região.
Com a medida, o governo federal busca intensificar a fiscalização em áreas de difícil acesso, onde há registros de atuação de organizações criminosas e pressão sobre recursos naturais.
A expectativa é que a presença da Força Nacional funcione como elemento de dissuasão e apoio às forças locais, que enfrentam desafios constantes na região amazônica.
Posição da SSP
A Secretaria de Segurança Pública do Estado divulgou a seguinte nota sobre o assunto:
“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que o apoio da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de enfrentamento ao crime organizado no Amazonas é renovado a cada 90 dias e ocorre de forma ininterrupta desde 2020.
A atuação da Força Nacional ocorre de forma conjunta com as Forças de Segurança do Amazonas, por meio de operações integradas, compartilhamento de informações e ações estratégicas de repressão qualificada, fortalecendo o combate ao crime organizado, especialmente nas áreas de fronteira e nos rios do estado, com destaque para as ações desenvolvidas nas bases integradas.
Atualmente, o Governo do Amazonas, por meio da SSP-AM, coordena as bases Arpão 2 (na região de Coari), Arpão 3 (na região de Barcelos), Paulo Pinto Nery (região de Itacoatiara) e Tiradentes (região de Apuí). Em 2025, as operações coordenadas pela SSP-AM só nessas bases flutuantes causaram prejuízos superiores a R$ 209 milhões ao crime organizado, com a apreensão de mais de 2,9 toneladas de drogas, 228 mil litros de combustível, 20 embarcações, além da prisão de 140 pessoas e do combate a crimes ambientais, incluindo a retirada de toneladas de pescado, carne de caça, minérios e animais silvestres.
Esse trabalho integrado nos rios do estado impacta em resultados gerais também na capital. Somente neste bimestre de 2026, o trabalho integrado e estratégico das Forças de Segurança já superou os resultados alcançados no mesmo período do ano passado. Nos primeiros 45 dias de 2026, já foram apreendidas oito toneladas de entorpecentes, enquanto no mesmo período de 2025 foram registradas sete toneladas.“
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir





Este post tem um comentário
Força!