Depois de uma semana agitada no front político, Eduardo e David se encontram em clima amistoso e anunciam recuperação de ramais na zona rural e investimentos na simbólica Fazenda Esperança

Depois de uma semana agitada no meio político, com direito a entrevista polêmica do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), visitas estratégicas e muita articulação, ele e o senador Eduardo Braga (MDB) voltaram a cumprir uma agenda em comum neste domingo (16), na zona rural de Manaus. Em clima amistoso, os dois vistoriaram as obras do ramal Cueiras, aonde existe forte produção agrícola, e anunciaram a recuperação do ramal que leva à Fazenda Esperança, instituição ligada à Igreja Católica que cuida de dependentes químicos há décadas. As obras foram viabilizadas por emendas destinadas à Prefeitura pelo parlamentar.

Os 3,2 quilômetros do Ramal do Cueiras já estão em processo de asfaltamento, melhorando o acesso de moradores e produtores de ovos, frutas, hortaliças e animais. E vai começar a partir de agora o recapeamento de 8,3 quilômetros do ramal da Fazenda da Esperança. Ambos localizam-se na BR-174.

Os dois também anunciaram que a Fazenda Esperança terá novas perspectivas com o programa ‘Minha Casa Minha Vida’, que agora reserva 3% das unidades para pessoas em recuperação social. “Vamos assegurar moradia digna para quem está reconstruindo a própria vida”, disse David. “Dom Mário pediu 10 unidades por ano. Isso está na lei. Nós vamos assegurar essa prioridade. Essas pessoas merecem uma casa para reconstruir a vida”, acrecentou Eduardo.

Eles ainda anunciaram a implantação de uma usina fotovoltaica na instituição, que vai reduzir quase integralmente o custo mensal de energia, liberando recursos para ampliar o atendimento terapêutico.

O pacote de obras, financiado por emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, contempla mais de 14 quilômetros de infraestrutura rural, incluindo os ramais Pedro Dias (1,3 km), Vicinal Três Galhos (3,3 km), Cuieiras (3,22 km) e São Francisco (6,22 km).

“Estamos trazendo asfalto, prosperidade e dignidade para toda a zona rural. Este ramal não beneficia apenas quem mora aqui, mas todas as comunidades da região. É poeira no verão e lama no inverno, e isso está ficando para trás”, ressaltou o senador. “Manaus não é apenas zona urbana. A zona rural é produtiva, é forte e ficou esquecida por muito tempo. Agora estamos recuperando o que é essencial para quem vive e produz aqui”, acrescentou.

Moradores já percebem os resultados. “Carro não entrava mais. A gente carregava tudo nas costas. Agora está ficando top, nota 10, isso aqui vai mudar tudo”, disse o soldador Antônio Costa Santos, 66 anos, morador do Cuieiras há quase duas décadas.

O bispo auxiliar emérito de Manaus, dom Mário Pasqualotto, idealizador e fundador da Fazenda Esperança no Estado, agradeceu as melhorias no acesso. “O acesso melhorado é essencial para o nosso trabalho. Aqui recebemos escolas, famílias e pessoas que precisam de ajuda. Que este investimento traga mais esperança para quem busca uma vida nova”, declarou.

O produtor de ovos e galinhas Roberto Brígido relatou: “Nota 10! Agora o ramal tá bom, muito bom mesmo. A gente vai e volta tranquilo, sem medo de quebrar o carro. Antes atolava, perdia ração. Agora dá para trabalhar.”

A produtora de pitaya Emilia Batista reforçou: “Antes era um esforço enorme para levar e vender. Agora, com o asfalto, vai melhorar muito. Ajuda todo mundo — quem tem granja, quem planta verdura, quem cria porco.”

Elogios, sorrisos e clima bom

“Quando o asfalto chega na zona rural, muda a vida das famílias. A prefeitura agradece ao senador Eduardo Braga, que tem sido um grande apoiador da cidade, inclusive da zona rural”, afirmou o prefeito durante seu discurso na Fazenda Esperança.

Eduardo aproveitou para cutucar seu provável adversário na disputa pelas vagas no Senado, o governador Wilson Lima (União). “Não vai ser uma obra qualquer. Vamos recuperar base, sub-base, agregar solo e entregar uma estrada muito melhor do que a antiga. A entrada da BR-174 para o ramal também será melhorada”, disse, lembrando que asfaltou o ramal há mais de 20 anos, quando era governador, e que a falta de manutenção comprometeu toda a estrutura.

Na última quinta-feira (13) o prefeito reuniu jornalistas para uma entrevista em que mandou claros recados que foram entendidos como sendo direcionados ao senador Omar Aziz (PSD), a quem já declarou apoio para a eleição de governador no ano que vem. Ele não citou nomes, mas disse que poderia mudar de posição se perceber que os deputados que aprovaram parecer rejeitando suas contas do Governo interino de 2017 estarão alinhados ao parlamentar em 2026. Foi uma resposta ao que aconteceu na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Justiça, aonde a desembargadora Vânia Marques abriu investigação sobre a viagem de férias que ele fez ao Caribe no Carnaval deste ano.

Nem Omar nem Eduardo se manifestaram sobre as declarações. No caso do senador, não houve recados, mas o fato do prefeito ter anunciado que seu chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, estaria assumindo a direção de um partido para viabilizar sua candidatura ao Senado não deixou de ser um incômodo. Os dois não deram declarações sobre o assunto ontem.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta