Depois de quatro anos, Wilson entrega a primeira etapa da AM-010, não cita Lula, que o ajudou, e tem que responder às suspeitas de superfaturamento levantadas pela CGU

O governador Wilson Lima (União) fez festa ontem com aliados para inaugurar a primeira etapa da reforma e modernização da rodovia AM-010, com a entrega de 142 quilômetros totalmente reconstruídos, entre o KM 110 e o KM 252, ligando Rio Preto da Eva a Itacoatiara. A obra continua atrasada, conforme constatou a Controladoria Geral da União (CGU), que também identificou superfaturamento e sobrepreço que totalizam R$ 24,5 milhões na reconstrução da estrada de 250 quilômetros no total.

Conforme a CGU, o governo do Estado praticou sobrepreços de R$ 16.142.970,97 para manutenção do equilíbrio econômico/financeiro e de R$ 8.173.056,00 com inclusão de serviços desnecessário, além de superfaturamento de R$ 278.858,60 por medição de serviços a maior que o efetivamente executado.

Em 2021, o governo do Amazonas contratou o Consórcio AM-010 por R$ 366.051.861,42 para executar a obra, sendo R$ 214.965.652,60 do governo federal e R$ R$ 151.086.208,82 de contrapartida do governo estadual. O governador não citou a ajuda federal, muito menos o presidente Lula (PT).

A inauguração da primeira etapa de modernização da AM-010 ocorreu com um grande evento de comemoração, no KM 217 da rodovia. A programação contou com shows de atrações regionais como Prince do Boi, Carlinhos do Boi, Jorge Japa e Guto Lima, além da atração nacional Ju Marques. Os artistas locais não foram convidados.

Escoamento da produção

Maior e mais importante rodovia estadual, a AM-010 é o eixo central para o escoamento da produção agrícola, o transporte de insumos e mercadorias, o acesso a serviços públicos e a circulação de trabalhadores, estudantes e turistas. Ao todo, a obra de modernização contempla uma extensão total de 250,40 quilômetros, com investimento de R$ 515,7 milhões e geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução.

Com a modernização da AM-010, custeada 100% pelo Governo do Amazonas, Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara serão diretamente beneficiadas, enquanto Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba passam a sentir de forma indireta os impactos positivos do novo corredor.

No total, oito municípios são conectados ou influenciados pela AM-010, com impacto sobre mais de 2 milhões de amazonenses, que passam a ter viagens mais rápidas, seguras e baratas, além de maior facilidade de acesso a serviços de saúde, educação, comércio e lazer.

O novo pavimento também reduz pela metade o tempo médio de deslocamento entre Manaus e Itacoatiara, que passa de cerca de seis horas para aproximadamente três horas e vinte minutos, em condições regulares de trafegabilidade.

Serviços realizados

Nos 142 quilômetros entregues nesta etapa, foram realizados serviços de terraplenagem, pavimentação completa, implantação de drenagem superficial e profunda, correção de erosões e alargamento da plataforma viária. A estrada passa a contar com 7 metros de pista de rolamento e 1,5 metro de acostamento em cada lado, dentro de um padrão de pavimento considerado modelo: duas camadas de asfalto, sendo 4,5 centímetros na primeira capa e 3 centímetros na segunda, totalizando 7,5 centímetros de espessura.

A previsão é de que a obra seja finalizada até o primeiro semestre de 2026.

Gás natural e setor energético

A nova AM-010 também é estratégica para o setor energético, por ser rota fundamental para o transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido no Campo do Azulão, em Silves. Diariamente, em torno de 60 carretas de gás, vindas de Silves e Itapiranga, utilizam a rodovia como eixo logístico para distribuição do combustível, que abastece usinas e empreendimentos energéticos, gerando emprego, renda e segurança no suprimento para o estado.

Com a pavimentação reforçada e o novo padrão de terraplenagem, o transporte de cargas pesadas, como o gás natural, torna-se mais econômico e seguro, reduzindo o desgaste das carretas, o consumo de combustível e o risco de acidentes envolvendo materiais inflamáveis. A confiabilidade da estrada reforça a conexão estratégica entre Silves, Itacoatiara e Manaus, integrando o campo produtor, a malha rodoviária, os portos e os centros consumidores.

Setor primário e produção rural

A AM-010 se consolida como o grande corredor de escoamento da produção rural de municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba, com destaque para a agricultura familiar. Aproximadamente 8 mil agricultores são beneficiados direta e indiretamente pela melhoria da trafegabilidade, com redução de tempo e de custos no transporte de produtos agrícolas e pecuários até os mercados consumidores, especialmente a capital.

Serão alcançados produtores que trabalham em cadeias como citros (laranja e limão), mandioca e macaxeira, abacaxi, maracujá, banana, cacau, castanha-da-Amazônia, guaraná, açaí e na produção pecuária de bovinos, suínos e aves. A rodovia modernizada reduz perdas, facilita o transporte em períodos chuvosos, amplia a competitividade dos produtos e contribui para que as famílias produtoras tenham mais renda e previsibilidade na comercialização.

FOTO: Alex Pazuello

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