Por David Almeida*
Vamos falar sobre criminalidade, mas também as saídas para combater esse mal? A cidade de Manaus tem vivido o aumento dos indicadores do tráfico de drogas e da violência generalizada, que destroem famílias e implantam o medo nas pessoas. A perda do controle social impõe ao poder público um estado de derrota e torna a sociedade refém do dia seguinte manchado de sangue, da forma mais brutal.
A grande lacuna que colabora com o crescimento desenfreado desse problema está na ausência de oportunidades aos nossos jovens, no campo da educação, do esporte e do mercado de trabalho. Milhares deles, nas mais diversas faixas etárias, estão sendo recrutados pelo crime organizado com a promessa de dinheiro e do poder da ostentação, longe, muito longe do lado do bem.
Outra lacuna está no encolhimento da força policial do Amazonas. Enquanto o volume da população cresce ano a ano, como mostram as estatísticas, a Polícia Militar, por exemplo, só diminuiu. O Estado que já chegou a ter, aproximadamente, 12 mil homens e mulheres na PM, hoje se encontra com cerca de 8 mil para garantir a segurança de mais de 2,2 milhões de cidadãos só em Manaus.
Além de fortalecer o trabalho da nossa Polícia Militar, o poder público amazonense, em todas as suas esferas precisa pensar, colocar no papel e realizar efetivamente um plano de juventude. Garantir oportunidades na educação e no esporte, por exemplo, são estratégias mais que necessárias para trazer os jovens para o lado do bem.
*O autor foi deputado estadual da 15ª a 17ª legislatura, governador interino do Amazonas em 2017 e é presidente estadual do partido Avante no Amazonas
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir