Com uma história de 24 anos na UEA, aonde entrou como estudante, André Zogahib dá show de gestão, une a comunidade e será aclamado reitor para mais um mandato

Ao contrário do que ocorreu há quatro anos, neste 2025 a comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aclamará a chapa formada pelo atual reitor, Andrè Zogahib, e sua vice, Kátia Couceiro. Ao longo do primeiro mantado os dois trabalharam para unir os pares, alunos e funcionários, com uma política de expansão e consolidação bem executada. No que diz respeito ao professor-doutor que ocupa hoje o cargo máximo da instituição, a história testemunha a seu favor. Ele ingressou ali no primeiro vestibular, realizado em 2001, e construiu toda a sua trajetória discente e docente nos bancos da escola superior amazonense.

André Luiz Nunes Zogahib, atual reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é doutor em Administração e professor efetivo da instituição há 17 anos.

Tem 42 anos de idade, nasceu em Manaus e é filho de professores. Desde cedo, demonstrou inquietação pelo conhecimento, facilidade nos estudos e amor por aprender

Possui três graduações: em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. É, inclusive, ex-aluno da UEA, tendo feito o primeiro vestibular e participado da primeira turma de Administração, em 2001. Possui mestrado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAP), da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), e doutorado na renomada Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 2008, foi aprovado no primeiro concurso público para professores da UEA, onde construiu uma sólida carreira docente. Já foi pró-reitor de Planejamento e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

Como servidor da UEA, atuou como coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado e como coordenador dos sistemas de ingresso. Participou ativamente da elaboração e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Em 2010, como pró-reitor de Planejamento, atuou na reestruturação organizacional da UEA. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.

Fora do ambiente acadêmico, é um empresário de longa data e um gestor experiente e bem-sucedido. Atuou como diretor-presidente da AmazonPrev de 2019 a 2022, conquistando prêmios e tornando-se referência nacional em gestão previdenciária.

Sua paixão pela educação e o desenvolvimento regional e o desejo em melhorar a vida de professores, técnicos e estudantes da UEA o motivaram a concorrer, pela primeira vez, à reitoria da UEA em 2022.

Em posse do cargo de reitor e pautado por uma administração baseada no respeito, participação e diálogo, dedicou esforços para ampliar a presença da UEA no interior do Amazonas, abrir novos núcleos e fortalecer a infraestrutura das unidades já existentes, como em Parintins, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga. Atuou no planejamento estratégico, captação de recursos e parceria com setores públicos e privados para fortalecer a UEA, além de desenvolver a promoção de servidores e o pagamento de salários atrasados.

Na vida pessoal, André Zogahib é casado e pai de três filhos. É apaixonado pela família e pela cidade de Manaus, a cultura local e a culinária amazônica.

É um apreciador de música, esportes e cinema. Além de um ouvinte do rock e MPB, toca instrumentos como violão, guitarra, teclado e bateria. Gosta de filmes de ação, quadrinhos e documentários. Pratica atividades físicas como musculação e jiu-jítsu.

É torcedor fanático do Flamengo e entusiasta da cultura popular, como forró e boi-bumbá.

Sua visão de mundo é fundamentada na fé, na responsabilidade social e na missão de contribuir para um futuro melhor através do investimento na educação.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta