A chegada mais robusta da empresa Amazon ao Amazonas promete trazer benefícios aos consumidores da região, mas impõe um novo desafio aos empresários do comércio local. A avaliação é de Marx Gabriel, consultor da MB Consultoria, que analisa os impactos da movimentação da gigante do e-commerce e aponta caminhos para os empreendedores manauaras se manterem competitivos.
Segundo ele, a presença crescente da Amazon e também do Mercado Livre tende a aumentar a pressão sobre o varejo tradicional, especialmente em Manaus.
“Vão sofrer pressão em sua fatia de mercado e principalmente nas margens, que tendem a reduzir, com a presença maior da Amazon e também Mercado Livre, em Manaus e no Amazonas”, destaca.
Para o especialista, os empresários que não investirem em eficiência e profissionalização serão os primeiros a sentir os efeitos da concorrência.
“Investimento em gestão deve ser prioridade, pois envolve melhores processos, melhor logística, equipe mais treinada e qualificada, uso de tecnologia e inteligência artificial para ganho de eficiência e produtividade, melhor marcação de preços e uma grande otimização do atendimento a clientes”, recomenda.
Setores mais afetados
O impacto inicial deve ser maior em segmentos de produtos menores, com logística mais simples.
“Uma geladeira tem um custo maior de transporte e uma logística mais complexa que um telefone. Mas todos os varejistas devem sofrer concorrência alta da Amazon e do Mercado Livre, que tem a proposta de entrega rápida no estado”, observa.
Na visão de Marx Gabriel, o consumidor será o grande beneficiado com mais variedade e preços competitivos. Já os empresários precisarão encontrar o equilíbrio entre manter clientes satisfeitos e preservar a rentabilidade. A competição com o e-commerce deve gerar redução da margem dos produtos.
O equilíbrio deve vir de uma melhoria dos processos, ganho de eficiência logística e aumento da produtividade. Para o consultor, a expansão da Amazon deve acelerar a profissionalização do comércio local.
“Acho que muitos ficarão sim pelo caminho. São os que nunca trataram ‘gestão’ como prioridade e sempre a enxergaram como custo e não investimento. Alguns creio que conseguirão reagir, se de fato se conscientizarem que a ‘ilha Manaus’ não mais os protege”, alerta.
Oportunidades e diferenciação
Apesar dos riscos, a movimentação também abre oportunidades. Para Marx Gabriel, há uma pressão crescente para que os empreendedores se tornem de fato profissionais em seus negócios.
Na logística, ele destaca que quem já está no Amazonas possui conhecimento da estrutura local e, portanto, deveria ter melhores condições de competir com empresas de fora, desde que haja investimento e valorização desse potencial.
Quanto à diferenciação, o especialista ressalta que o preço dificilmente pode ser excluído da equação, mas há solução.
“É muito difícil não incluir o preço na equação estratégica. O preço estará sempre presente na decisão do consumidor. O que temos de fazer é entregar um serviço mais eficiente para que a balança seja ao menos equilibrada com os gigantes do e-commerce”, afirma.
Papel da consultoria
Com mais de 30 anos de atuação, a MB Consultoria defende a importância da gestão estratégica para atravessar esse momento de transformação.
“Fazendo o que temos feito há 31 anos, apoiar as empresas que pretendem estruturar e implementar governança, gestão, processos, desenvolvimento de equipe, logística, etc., e que levam realmente a sério ter uma empresa profissionalizada e competente”, conclui Marx Gabriel.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir