A expressão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acompanhando em tempo real, nesta terça-feira, 14/10, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a forte chuva que atingiu a capital, resultando em 85 milímetros de precipitação em toda cidade, e em 16 ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal até 17h30, mostrava bem o que aconteceu na cidade ao longo de todo o dia. Ele estava presente quando o telefone tocou informando sobre o risco de desabamento e um deslizamento na zona Norte; um risco de desabamento e rachaduras na zona Oeste; dois riscos de desabamentos, um alagamento, uma erosão, um deslizamento e uma solicitação de vistoria na zona Leste; um risco de desabamento na zona Centro-Sul e um risco de tombamento e um tombamento na zona Sul.
Por volta das 15h15, foi emitido um alerta severo por meio do sistema nacional “Defesa Civil Alerta”, que chegou a todos os celulares habilitados na cidade. O aviso ocorreu poucos minutos após o prefeito informar à população, em vídeo nas redes sociais, que o alerta seria disparado. O sinal sonoro não foi realizado diretamente pela Defesa Civil Municipal, mas dentro do protocolo de integração do sistema, que permite a atuação conjunta entre os diferentes níveis de gestão de risco e resposta a desastres, e que faz parte do sistema integrado de alertas operado de forma conjunta entre as Defesas Civis federal, estadual e municipal.
“São 15h10 desta terça-feira. Estamos acompanhando as fortes chuvas que estão caindo na cidade de Manaus. Daqui a pouco nós vamos ter o alerta da Defesa Civil. Peço atenção a você que mora em área de risco, a você que está próximo de lugares onde corre risco, que nós possamos ter atenção máxima, porque nós estamos com uma chuva bem intensa na nossa cidade”, afirmou o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais.
As ocorrências registradas foram distribuídas pelas zonas Norte, Oeste, Leste, Centro-Sul e Sul, incluindo riscos de desabamento, deslizamento, tombamento, alagamento, erosão, rachaduras, construção irregular e solicitações de vistoria. Todas foram repassadas imediatamente às equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), para atuação nas áreas impactadas.
A Prefeitura de Manaus reforça que as equipes da Defesa Civil Municipal, das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e demais secretarias estratégicas permanecem mobilizadas em todas as zonas da cidade, atuando em limpeza de bueiros, retirada de resíduos, desobstrução de vias e atendimento emergencial a famílias atingidas.
Recomendações à população
É necessário evitar transitar por áreas alagadas, e procurar rotas alternativas; reduzir a velocidade ao dirigir em vias com água acumulada e manter distância segura do veículo à frente; evitar acúmulo de água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças; manter atenção redobrada em áreas de risco, próximo a deslizamentos, desabamentos ou árvores e postes.
Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, pelo Disque 199 (ligação gratuita), que funciona 24 horas, ou pelo WhatsApp (92) 98802-3547. Além disso, é possível cadastrar o CEP da residência no número 40199 para receber alertas oficiais por SMS.
Sistema
O sistema de alerta é uma tecnologia em implantação em Manaus, e está sendo operada de forma compartilhada, conforme o cronograma de integração e testes entre os entes federativos. O objetivo é garantir que, em situações de risco real e imediato, a população seja alertada com agilidade, independentemente da origem da emissão.
O evento registrado nesta terça-feira foi caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes em diferentes zonas da cidade. As ocorrências foram pontuais e provocadas principalmente pelo transbordamento de igarapés, acúmulo de resíduos sólidos e obstrução de bueiros.
A Defesa Civil de Manaus mantém equipes de plantão 24 horas, monitorando as áreas afetadas e reforçando a importância da colaboração da população, especialmente no descarte correto de resíduos, ação fundamental para reduzir os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais.
Veja imagens registradas durante a chuva de ontem:

Acima, a Escola Estadual Osmar Pedrosa, na Cidade Nova, alagada. Abaixo, ocorrências no Bairro de Fátima, São José, Lago Azul, Viver Melhor e o tombamento de árvore centenária no Centro
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir