Aos 85, o icônico Domingos Meirelles está de volta à TV, apresentando programa em Goiás

O apresentador e repórter Domingos Meirelles está de volta à televisão. Aos 85 anos, ele comanda o programa Destino Brasil TV, focado em turismo, na TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiás. A estreia foi em 11 de janeiro.

Com mais de 60 anos de carreira, Domingos trabalhou por décadas na imprensa escrita, em Última Hora, Quatro Rodas, Realidade, Jornal da Tarde, O Globo e Estadão. Na televisão, atuou no Grupo Globo, como repórter dos principais telejornais da casa, entre eles Jornal NacionalFantástico e Globo Repórter. Posteriormente, trabalhou no SBT, no comando do Linha Direta, atração que ancorou até seu encerramento, em dezembro de 2007. Trabalhou também na Record TV, comandando programas como Repórter Record Investigação e Câmera Record. Presidiu a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em dois mandatos, de 2014 a 2019. Desde 2021, estava afastado da televisão.

Na coluna MediaTalks by J&Cia, Luciana Gurgel aborda as previsões que o Instituto Reuters divulgou nesta semana para o jornalismo no ano que se inicia. Segundo ela, assim como nos últimos anos, elas são preocupantes e desafiadoras para a imprensa.

Na abertura do relatório, o pesquisador Nic Newman destaca que, ao mesmo tempo em que a IA ameaça “derrubar a indústria de notícias, oferecendo maneiras mais eficientes de acessar e selecionar informações em larga escala”, criadores e influenciadores humanos estão impulsionando uma mudança em direção a conteúdo autoral. Com isso, organizações de mídia correm um risco crescente de parecerem menos relevantes, menos interessantes e menos autênticas, segundo Newman.

Para ele, o jornalismo em 2026 estará ainda mais pressionado por essas duas forças poderosas e, em certa medida, opostas. De um lado, as máquinas reduzindo o tráfego de buscas para sites de notícias. Do outro, seres humanos fora das estruturas jornalísticas tradicionais ganhando terreno na preferência do público.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta