Marcos Rotta sinaliza novo afastamento de Arthur e Conceição ganha espaço na Prefeitura

O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), deu uma clara sinalização ontem de que vai caminhar distante do prefeito Arthur Neto (PSDB) na sucessão municipal. Os dois haviam rompido no ano passado, mas voltaram a se aproximar no início deste ano. Nos últimos dias, entretanto, foi a ex-deputada e atual secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, também tucana, quem assumiu o protagonismo em eventos da Prefeitura, enquanto Rotta fazia uma crítica dura ao agora ex-aliado em seu programa de TV, o “Exija Seus Direitos”.

Rotta e Arthur se afastaram no ano passado, depois que o vice-prefeito foi preterido na escolha do candidato a governador do grupo. Logo em seguida Rotta anunciou sua saída do PSDB, aliou-se ao então governador Amazonino Mendes (PDT) e assumiu a Secretaria da Região Metropolitana de Manaus, apoiando a tentativa de reeleição do novo chefe. Como nenhum dos dois grupos logrou êxito no pleito, prefeito e vice se reaproximaram no início deste ano, quando o segundo retornou ao cargo.

Até agora os dois pareciam em harmonia, em público. Mas nos bastidores a reaproximação não durou sequer dois meses. Rotta decidiu em abril retomar seu programa de televisão, depois de dois anos afastado do vídeo. Sinalizou, assim, que pretendia se credenciar à disputa da Prefeitura, mas também manteve uma espécie de aliança com o empresário Francisco Garcia e a ex-deputada Rebecca Garcia, ambos do PP e sócios da TV Band Amazonas, onde o “Exija Seus Direitos” está sendo exibido.

Nos últimos dias, Rotta afastou-se de vez das atividades públicas da Prefeitura e passou a articular freneticamente nos bastidores, conversando com várias correntes políticas. Ontem, criticou o prefeito por se posicionar contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que flexibilizou o porte de armas para várias categorias. E foi duro, ao afirmar que Arthur anda com seguranças armados.

REAÇÃO

Arthur, que é considerado um político astuto e habilidoso, respondeu sem dizer uma palavra. Nos últimos dias, afastou-se do cargo para atividades que incluíram uma viagem a Brasília, para um encontro com o ministro Sérgio Moro, e determinou que a secretária Conceição Sampaio o representasse em todos os eventos da Prefeitura, com grande cobertura jornalística. Foi um sinal forte, já que o prefeito costuma escalar o próprio filho, Arthur Bisneto, chefe da Casa Civil, para substitui-lo em eventualidades e abriu mão disso para prestigiar a aliada.

A ex-deputada fez o caminho inverso ao de Rotta. Depois de mais de duas décadas aliada a Chiquinho e Rebecca, deixou o PP no ano passado para se aliar a Arthur e se filiar ao PSDB. Não reeleita, apesar do bom mandato exercido, foi convidada a assumir o órgão municipal e se posicionou como uma alternativa no grupo liderado por Arthur.

Agora, diante da postura do vice-prefeito, ela ganha espaço e aparece como o nome que o tucanato pretende trabalhar para a sucessão municipal.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. NEY M CARDOSO

    O vice prefeito Marcos Rotta foi excluído da administração da prefeitura de Manaus pelo prefeito Arthur Neto, em todas as matérias da prefeitura de Manaus só consta o nome do prefeito, da esposa do prefeito, do filho do prefeito e do Carlos Carijo, e recentemente o nome da ex deputada derrotada Conceição Sampaio. O vice prefeito Marcos Rotta precisa resgatar sua autoridade. Lembramos que a conquista da última eleição do prefeito Arthur Neto foi graças a participação do deputado federal Marcos Rotta como candidato a vice-prefeito. Prova disso que na última eleição para governador o filho do prefeito Arthur Neto era candidato a vice-governador e mesmo com o apoio do pai a chapa foi uma das que menos teve voto e não conseguiu ir para o segundo turno. Manaus está aprendendo a votar.

Deixe uma resposta