Inteligência da Polícia presta homenagem a magistrados que a ajudam

Nesta sexta-feira (08/06), a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), homenageou magistrados e diretores das Varas Especializadas em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecutes) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Na ocasião, também houve a renovação do convênio do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária no Fórum Henoch Reis, localizado no bairro São Francisco, zona centro-sul de Manaus. 

Participaram da solenidade o vice-governador do Estado, Bosco Saraiva, os secretários de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Anézio Paiva, de Inteligência, Herbert Lopes, o Delegado Geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, e o comandante geral da PMAM, coronel David Brandão, além de representantes do Poder Judiciário. A entrega das placas e diplomas aos homenageados ocorreu na sala da Presidência do TJAM, na presença do presidente do Tribunal, desembargador Flávio Pascarelli. 

O vice-governador Bosco Saraiva destacou a cooperação entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. “Muito do que se fez nestes últimos sete meses, no âmbito da Segurança Pública estadual, foi também graças a este estreitamento das relações entre os entes públicos”, afirmou.

Para o Secretário de Inteligência, Delegado Herbert Lopes, a Seai vive um momento ímpar e, ao comemorar 11 anos de atuação, homenageia magistrados, diretores e os demais servidores das Vecutes. “O tráfico é o crime mãe para outros crimes. Hoje estamos prestigiando o trabalho das Vecutes, que vem contribuindo para o grande volume de apreensão de drogas no Estado”, afirmou. 

Foram homenageados o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, a juíza titular da 1ª Vecute, Lídia de Abreu Carvalho Frota, e o diretor da 1ª Vecute, Roberto Igor Wanderley, a juíza da 2ª Vecute, Rosália Guimarães Sarmento, e a diretora da 2ª Vecute, Marya Fernanda Souza Pyra, o juiz da 3ª Vecute, Julião Lemos Sobral Junior, e a diretora Rúbia Mara Ávila da Silva, o assessor da 4ª Vecute, Leonardo Guimarães da Silve, que também recebeu as placas dos juízes João Marcelo Nogueira Moyses e Roseane do Vale Cavalcante Jacinto. 

Além deles, foram homenageados o promotor de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior e a Delegada de Polícia, Emília Ferraz Carvalho Moreira, chefe do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária. 

Cooperação – De acordo com o secretário de Segurança Pública, a cooperação entre os Poderes tem refletido na atuação das polícias no combate à criminalidade. O coronel também assinou a renovação do convênio do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária, da SSP-AM, no Fórum Henoch Reis. 

A parceria tem agilizado o trâmite de processos ajuizados pela Polícia Civil e pela Secretaria de Segurança no TJAM.  O Gabinete está instalado no Fórum desde janeiro deste ano com o objetivo de dar celeridade às demandas da área de segurança estadual. 

Segundo o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, o convênio do Gabinete de Relações Institucionais garante agilidade na comunicação com o Estado. “Hoje há um reconhecimento não só ao Poder Judiciário, mas também aos servidores do Gabinete como um todo”, disse. 

Neste ano, de janeiro a abril, 1,2 mil pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas no Amazonas. Em 2017, em igual período, o número de prisões foi de 1 mil pessoas. 

Já o volume de apreensão de entorpecentes passou de 4,1 toneladas no primeiro quadrimestre de 2018. No ano passado, as apreensões de entorpecentes pelos órgãos estaduais de segurança atingiram o volume recorde da série histórica, iniciada em 2008, chegando a 16,4 toneladas, conforme dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). 

FOTO: BRUNO ZANARDO

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta