Palestra nesta sexta ensina a combater corrupção nas empresas

Autor do livro “Sistemas de gestão antissuborno – Seu guia para a ISO 37001 – Programa de Integridade & Compliance”, o professor Jefferson Guimarães irá ministrar na próxima sexta-feira (2), às 9h30, no auditório da SUFRAMA, a palestra intitulada “Gestão de negócios no século XXI”, sobre Riscos, Integridade e Compliance. O evento foi idealizado para os servidores da autarquia, mas também estará disponível para o público em geral.

Segundo o professor, na palestra será traçado “um panorama sobre os impactos decorrentes deste momento de grandes mudanças para os negócios nas organizações, independentemente de seu porte ou natureza, e o que fazer para atender aos requisitos normativos e legais sobre riscos, integridade e compliance, que se apresentam no horizonte”, disse Guimarães.

Também terá ênfase na apresentação do especialista, a aplicação da norma ISO 37001, levando em consideração os aspectos da Legislação Nacional (Lei nº 12.846 e Decreto nº 8.420).  A ISO 37001 – Sistemas de Gestão Antissuborno (Anti-bribery management systems) foi lançada internacionalmente em outubro de 2016 e, no Brasil, em março de 2017. “Essa norma foi criada em resposta a diversos interesses internacionais diante dos casos de suborno que assolam o nosso noticiário e ameaçam a sociedade. Os requisitos estabelecidos pela ISO 37001 trazem o estado da arte para o tratamento dos riscos de suborno, incluindo a evidência do empenho da organização conforme um certificado internacionalmente reconhecido”, explica Guimarães. 

A palestra terá duração de cerca de 90 minutos e, haverá, ainda, meia hora adicional para o especialista responder a indagações do público.

Sobre o autor

Jefferson Guimarães é engenheiro civil, com MBA  em Gerência Empresarial e certificações PMP (Project Management Professional), SpP (Spider Project Professional) e IPMA-C (Certified Project Manager). É especialista no processo de certificação, no Brasil, da International Project Management Association (IPMA), a primeira organização internacional com foco no gerenciamento de projetos. É, ainda, integrante da Comissão de Estudo Especial Antissuborno (ABNT/CEE-278), responsável pela norma ABNT NBR ISO 37001:2017 – Sistemas de Gestão Antissuborno – Requisitos com orientações para uso.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta