TCE, MPE, MPF e até a PF colocam a lupa em Manacapuru por causa de festival de dispensas de licitação

A gestão do atual prefeito de Manacapuru, Beto D´Ângelo (PROS) não é a única que vem promovendo dispensas de licitação em série no Estado, durante todo o primeiro semestre. Mas, entre todas, é a que se destaca como a que mais lança mão deste artifício, além de promover certames muito questionados, com editais cheios de falhas e direcionamentos. Por isso, os órgãos de fiscalização passaram a analisar muito detidamente o que está ocorrendo no município.

Neste momento equipes do Ministério Público do Estado, do Tribunal de Contas, do Ministério Público Federal e até da Polícia Federal começam a analisar denúncias que chegaram a respeito da gestão temerária de D´Ângelo. Uma equipe do TCE foi enviada à cidade, uma das maiores do interior do Estado.

D´Ângelo enfrenta ainda outro problema ainda mais grave, que pode lhe tirar o mandato: é que o Tribunal Regional Eleitoral se prepara para julgar o processo em que ele é acusado de cometer todo tipo de abuso em secções eleitorais da zona rural de Manacapuru, de onde saiu eleito prefeito em 2016 – na sede do município, ele foi apenas o quarto colocado na eleição. Sem contar mais com a proteção do maior artífice de sua eleição, o governador cassado José Melo, o prefeito está absolutamente vulnerável,

“O prefeito faz tudo como se soubesse que seu mandato vai ser curto. Por isso não respeita as regras mais elementares das licitações públicas. Tenho certeza de que sua queda é iminente, seja pelos crimes eleitorais que cometeu, com a parceria do coronel Marcus James Frota (o mesmo que é arrolado no processo de cassação do ex-governador José Melo), seja pelo que está fazendo agora, na gestão”, diz uma fonte do MPE ouvida hoje pelo blog.

Na semana passada o MPE começou a investigar o caso de uma profissional demitida da Secretaria de Saúde, que teria sido obrigada a assinar vários documentos recebendo medicamentos entregues em quantidade bem menor do que o previsto nos processos de compras. Ela estaria disposta a negociar uma delação premiada.

Veja abaixo como procede a administração Beto D´Ângelo, quando o assunto é dispensa de licitação. Em um só Diário Oficial, datado de 6 de fevereiro, ele contratou mais de R$ 1,5 milhão, de três empresas, para fornecer produtos e serviços ao município. Como estas, vários outros processos estão sendo investigados com lupa pelos órgãos de fiscalização:

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Marcos

    Olha confio eu nos dois últimos MPF e PF pois esses fazem acontecer as coisas e tudo que é feito no escuro eles trazem a luz agora me desculpem envolver esses dois órgãos que para nada mais serve e apenas para cabide de emprego dos seus superiores isso eles são bons, exemplo que já foi condenado pelo TCE e se preocupou em paga o que desviou ou já foi preso porque o tal veja tal Tribunal de Contas do Estado condenou até parece brincadeira um tribunal que não tem Poder de nada. E esse Ministério Público Estadual que todos comem abiu você pode ir lá denunciar e eles não dão nem um alô para você, fui lá denunciar a Prefeitura de Coari para solicitar que eles disponham no Portal da Transparência que são os funcionários pois conheço vários fantasmas que não trabalham mais recebem dinheiro como se fossem funcionários, mas para aponta os nomes e o de eles estão preciso da informação que até hoje tal MPE ainda não fez nada, coisa que ambos Tribunais são bons em fazer nada.

Deixe uma resposta