A primeira proposta do Programa de Governo do senador Eduardo Braga, revelada ontem, quando ele entregou a proposta ao Tribunal Regional Eleitoral e registrou sua candidatura, é a de promover uma permuta entre o Aeroclube de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas, para que a estrutura abandonada da Cidade Universitária, na rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru) seja trocada pelo imóvel localizado no Parque das Laranjeiras. Dessa forma, a sede da UEA seria construída na capital e a pista de pouso seria transferida para Iranduba.
Os acidentes recentes, envolvendo aeronaves que decolaram ou era preparadas para pousar na pista do Aeroclube, provocaram uma discussão sobre a transferência da pista de pouso para um local mais isolado. Por outro lado, a construção da Cidade Universitária da UEA, em Iranduba, cuja primeira etapa estava prevista para ser entregue há mais de dois anos se encontra paralisada.
A resistência em setores da UEA à localização da Cidade Universitária também foi destacada pelo candidato. “É preciso entender que o estudante não vive só para estudar, portanto nós temos uma proposta para discutir com a comunidade universitária, para transformar a Cidade Universitária, que hoje é uma obra fantasma, em área de pesquisa e desenvolvimento de novos projetos”, afirmou Braga.
“Nossa proposta é negociar a construção de um novo Aeroclube para Manaus, mais moderno, e ali, na área do atual aeroclube, destinar à construção da Cidade Universitária. É um lugar central, de fácil acesso”, declarou Braga, sinalizando que os recursos para esse fim poderão agora ser viabilizados por emenda de sua autoria no Senado.
O candidato a vice-governador, Marcelo Ramos, também falou sobre a UEA. Perguntado sobre sua contribuição ao plano de governo de seu aliado, ele expôs as propostas trazidas por ele para o projeto de governo da coligação União pelo Amazonas.
“Trazemos a pauta da revogação do dispositivo legal que autoriza o estado a utilizar o Fundo da Universidade do Estado do Amazonas em outras ações governamentais. Nosso compromisso é de que todos os recursos da UEA sejam utilizados na UEA”, afirmou Marcelo.
“Nosso plano de governo é realista, emergencial e tem como maior objetivo tirar o Amazonas da crise, que não está só na segurança, mas também na saúde, na economia e nas demais áreas do estado”, disse Braga.
O candidato do PMDB ressaltou ainda o alarmante índice de desemprego na cidade de Manaus, em torno de 22%, contra 13% da média nacional, além dos recentes e assombrosos casos de violência urbana em escalada na cidade e no interior do Estado, como o tiroteio ocorrido na noite do último domingo, no PROSAMIM da Raiz, Zona Sul de Manaus.
REGISTRO
A coligação União pelo Amazonas registrou na tarde desta segunda-feira (19), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, a candidatura de Eduardo Braga (PMDB) e Marcelo Ramos (PR) como governador e vice-governador do Estado do Amazonas.
Cidade Universitária –
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




