Missão Humanitária do Exército, DSEI-ARN e Einstein Hospital Israelita realiza 1500 atendimentos em comunidades indígenas

Pari-Cachoeira (AM) – No período de 19 a 25 de outubro de 2025, o Exército Brasileiro, o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro (DSEI/ARN) e o Einstein Hospital Israelita integraram a Missão Humanitária Pari-Cachoeira, oferecendo assistência médica-odontológica às comunidades indígenas da região do 6º Pelotão Especial de Fronteira, realizando 1500 atendimentos em clínica médica, pediatria, ginecologia, ortopedia e vacinação aos povos originários da localidade.

A equipe do Einstein, composta por médicos e profissionais de diversas especialidades recebeu, também, o apoio de profissionais de saúde do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (HGuSGC), do Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5º BIS) e do DSEI/ARN, formando, assim, uma equipe multidisciplinar para assegurar um atendimento humanizado aos indígenas da icônica região da “Cabeça do Cachorro”.

A coordenação do apoio logístico proporcionado pelo Exército Brasileiro (EB), em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o transporte de mais de 2800 kg de equipamentos e medicamentos para a localidade, apoio esse fundamental para superar as dificuldades logísticas e a complexidade de se chegar em pontos remotos da Amazônia.

O senhor Otávio Bruno Neves Brandão, morador da Comunidade, relatou que está muito agradecido ao Exército Brasileiro e ao Einstein por estarem assistindo ao povo da região na fronteira Brasil-Colômbia, onde muitos indígenas nunca tiveram esse tipo de apoio.

A colaboração do DSEI/ARN, com o levantamento das estruturas logísticas e das principais demandas de especialidades médicas, com o transporte aéreo local e com a divulgação e comunicação junto às comunidades para que o maior número de pessoas pudesse ser alcançado, foi fundamental para atender um grande número de indígenas das diversas etnias que compõem a região, entre elas Tukano, Dessano e Húpd’äh.

Para o Doutor Iuri Tamasauskas, médico cirurgião-geral e coordenador da equipe cirúrgica, a missão foi um marco para o Einstein, com a realização de cirurgias de baixa e média complexidade, em um total de 55 procedimentos realizados, pela primeira vez, pelo voluntariado corporativo do Einstein Hospital Israelita. Além disso, o Doutor Iuri, ex-integrante da FAB, afirma que graças ao apoio logístico prestado pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira a atividade pôde ser concluída com êxito.

Ao longo dos últimos dois anos, a parceria entre o Exército Brasileiro e o Einstein proporcionou aproximadamente 3900 atendimentos aos povos originários, levando saúde, bem-estar, esperança e medicina especializada a locais remotos na faixa de fronteira amazônica.

O General de Brigada Corbari, Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, destaca que a integração da Brigada Ararigbóia com instituições públicas e privadas em prol das comunidades indígenas na Amazônia demonstra sua disposição em contribuir com a vocação estratégica do Comando Militar da Amazônia (CMA) no apoio e respeito aos povos originários e à população amazônida.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta