O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), anunciou, nesta quinta-feira (11/09), que os mutirões de cirurgias oftalmológicas destinados ao interior já beneficiaram mais de 6 mil pessoas, em 16 municípios. O balanço foi divulgado na abertura da primeira ação realizada em Uarini (a 565 quilômetros de Manaus), na região do Médio Solimões.
Na ‘Terra da Farinha’, mais 200 pacientes com catarata e pterígio (carne crescida nos olhos) serão atendidos nos próximos dias. O mutirão – viabilizado por parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Uarini, a partir de recursos de emenda do deputado estadual Abdala Fraxe – iniciou pela avaliação pré-cirúrgica feita pela equipe médica responsável, num ginásio local.
“Já ultrapassamos 6 mil cirurgias de catarata e pterígio. É uma cirurgia que impacta muito a vida das pessoas, especialmente as que trabalham com agricultura ou são pescadores e ficam expostas ao sol. É um procedimento caro, mas que, hoje, vocês têm acesso. Que todos tenham uma boa recuperação e, quando receberem alta, tenham suas vidas transformadas”, disse o vice-governador, em discurso.
Diante de um ginásio lotado, ao lado do prefeito Marcos Martins (União) e demais autoridades municipais, o vice-governador também reiterou seu apoio à continuidade das políticas públicas que levam saúde especializada ao interior do estado.
“Ter esse mutirão de cirurgias é muito mais do que necessário. É a primeira vez que essas cirurgias acontecem em Uarini e tenho certeza de que, no próximo ano, com o apoio do deputado Abdala e do prefeito Marcos, vamos trazer novamente”, destacou Tadeu.
Expectativa
A aposentada Margarete Silva (62) fez a avaliação pré-operatória e relatou a expectativa de recuperar sua visão com plenitude. “Eu tenho carne crescida no olho já faz muito tempo. Com essa cirurgia, tenho certeza que vou voltar a enxergar bem e vai dar tudo certo, em nome de Jesus”, declarou.
O deputado Abdala Fraxe ressaltou a importância da parceria com a prefeitura e o governo para garantir atendimento especializado a quem mais precisa.
“Quero agradecer ao prefeito Marcos Martins, à nossa vice-prefeita Kelly Penedo, à Câmara de vereadores e, principalmente, ao Governo do Amazonas e ao vice-governador Tadeu de Souza, que viabilizaram essa emenda para que mais 200 pessoas pudessem realizar as cirurgias”, afirmou.
Foto: Ricardo Machado
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir