Sonhos meus. Sonhos nossos?

Por Ronaldo Derzy Amazonas

Uma famosa e inesquecível frase do ativista e pacifista negro norte americano Luther King povoa minhas ideias sempre que estamos prestes a encarar um novo ano.

Dizia ele naquele célebre discurso diante de centenas de milhares de americanos numa passeata contra a segregação racial:”I have a dream…!(Eu tenho um sonho…!), discorrendo quais sonhos ele tinha a respeito da pacificação, do respeito e das oportunidades iguais para  negros e brancos num país dominado pela desigualdade e pelo racismo.

Como estamos iniciando um novo e desafiador ano não custa nada sonhar e colocar pra  fora aquilo que penso seriam oportunidades e esperanças a experimentaremos, por um país mais justo, soberano e igualitário nos diversos campos da vida social, política e econômica, deixando o desafio de transformar isso em realidade, nas mãos dos governantes, políticos e de cada cidadão de bem comprometidos com o futuro da nossa nação.

  • Reforma política ampla, total e irrestrita com redução do número de partidos políticos, extinção do Senado Federal, redução do número de deputados federais, fim das coligações partidárias, fim do fundo partidário, salários de políticos igual ao do emprego de origem.
  • Reforma Tributária, com o fim da taxações e dos impostos em cascata com a criação do imposto único sobre consumo, simplificação e desburocratização dos impostos, correção da tabela do imposto de renda, finda guerra fiscal entre os estados, desoneração da folha de pagamento das empresas com reinvestimento na geração de empregos, pacto federativo sobre a distribuição equânime dos impostos recolhidos pela união.
  • Reforma do judiciário, com o fim das aposentadorias de magistrados que cometerem crimes comuns, mais poder ao CNJ para investigar e punir juizes negligentes e relapsos, fim dos altíssimos salários pagos em cascata, por uma Lei contra o abuso de autoridade para juízes, promotores e ministros do judiciário, fim do nepotismo.
  • Saúde e educação públicas de qualidade em todos os níveis com financiamento único federal, rede hierarquizada de atenção na saúde, SUS fortalecido na base, escolas de ensino fundamental e médio com professores bem renumerados, ensino universitário com acesso aos mais pobres.
  • Reforma social, que una igrejas, ONG’s, entidades privadas numa corrente de atenção e ação pelos mais pobres especialmente para zerar a fome e dar teto e trabalho que alcance a verdadeira reforma no campo segurando os trabalhadores mais próximo das suas realidades sociais e culturais produtivas.
  • Lava a jato, que todas as investigações, indiciamentos e julgamentos sejam concluídos sem pressões políticas e que todos os corruptos de todos os partidos e demais envolvidos sejam exemplarmente punidos com a condenação penal e devolução do dinheiro roubado.
  • Cassações de mandato, que continuem a serem perpetradas sobre todos os políticos que macularam o processo eleitoral com compra de votos, armações políticas, mentiras, caixa dois e corrupção de toda ordem, especialmente as cassações do Melo e da chapa Dilma/Temer.
  • Solidariedade entre os povos que promova a paz e a justiça.
  • Tolerância em todos os níveis envolvendo o respeito à crença, cor, raça, opção sexual e política.
  • Que Deus nos ajude a tornar realidade tantos e tão difíceis sonhos que só mesmo a fé, o trabalho, a honestidade e a esperança haverão de vencer as barreiras e as dificuldades.
  •  Feliz e esperançoso 2018 para todos e todas.
  • Té logo!

 

*O autor é farmacêutico e empresário

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta