A partir de quinta-feira (3), a Suframa irá disponibilizar o serviço de Protocolo Digital. Com a nova ferramenta, usuários externos podem executar ações como registrar requerimentos, documentos e processos junto à Autarquia, de forma online, evitando a necessidade de deslocamento físico até uma unidade de protocolo, tempo de espera em filas ou gastos com envio de correspondência postal.
Para utilizar o Protocolo Digital, basta ter uma conta gov.br de acesso único, do nível bronze, que é o nível de segurança inicial de identificação do usuário. Ou seja, o cidadão precisa de um único login para acessar diversos serviços digitais prestados pelo Governo Federal, disponíveis em um único local.
Em relação aos órgãos federais que forem utilizar a ferramenta, não há necessidade de instalação ou manutenção de algum programa virtual, pois, o sistema é gerenciado pela Secretaria de Gestão, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. As soluções são centralizadas e as evoluções do Protocolo Digital, portanto, são realizadas pelo Ministério da Economia.
“O Protocolo Digital é uma iniciativa que traz mais transparência e simplicidade para o processo de atendimento ao público. Além disso, garante ganho de tempo e redução de gastos para o cidadão, sejam eles relacionados à impressão, postagem ou deslocamento para o atendimento presencial”, salienta o superintendente da Suframa, Algacir Polsin.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




