Reeleito governador do Amazonas, com 56,65% dos votos, Wilson Lima (União Brasil) terá como maior desafio se aproximar do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Como o partido deste último no Amazonas não tem grandes lideranças, caberá ao senador Omar Aziz (PSD), que se reelegeu ao lado do petista, fazer essa aproximação.
Lima fez a campanha ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a articular para que o Coronel Menezes (PL), amigo dele, fosse o único candidato a senador da chapa, descartando, por exemplo, a candidatura do ex-vereador Chico Preto (Avante).
O bolsonarismo abraçou a campanha de reeleição de Lima, especialmente em Manaus, uma das cidades que mais rendeu votos ao presidente. Tanto que a votação dos dois na capital foi muito parecida – Bolsonaro teve 61,28% e Wilson 59,68%.
A diferença entre os dois foi o interior. Nos municípios Bolsonaro sofreu grande derrota, ao passo em que Lima conseguiu se equilibrar e venceu com menor vantagem sobre o adversário Eduardo Braga (MDB).
A relação entre Lima e Aziz é boa, apesar de ter estremecido durante o processo eleitoral. Agora ela tende a ser retomada.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir




