Redes sociais: maravilha e perigo!

Por Daniel Melo*

Por insistência dos amigos, adicionei o meu facebook. Se por um lado ele me fez rever antigos amigos com quem há muito não tinha contato, por outro lado me faz ver um show de intolerância, violência verbal e opiniões completamente desprovidas da mínima logica; fora o assassinato da nossa língua mãe!

Em tempos difíceis no País, o radicalismo político prevalece. Os adeptos de Lula clamam por sua inocência, execram a lava-jato, querem de qualquer maneira que ele venha a ser candidato. Em outra trincheira estão os que clamam por Bolsonaro, exaltam os governos militares e querem ver Lula na prisão. Aos dois lados falta sensatez, senso de justiça e noções de história do Brasil. E olha que quem está falando aqui é uma pessoa que apoia todo o processo de limpeza ética no País…

Outra questão que me chama atenção. Como as pessoas são jogada na vala comum nas redes sociais! Só há políticos corruptos, juízes subornáveis, pastores mentirosos, etc. A generalização corre solta, não existe discernimento entre o certo e o errado. O que importa é desabafar, criticar e na maioria das vezes xingar…

E o que falar do exibicionismo narcisista? Posta-se de tudo, fala-se de tudo e de todos. Há milhares de comentaristas de futebol, analistas políticos, psicólogos e conselheiros matriarcais. Importa opinião abalizada? Não. O que imposta é a opinião e o direito de se expressar com certa altivez e orgulho.

E viva a democracia que permite tão diversas manifestações. Cabe a nós, termos o discernimento de seguir o conselho bíblico de examinar tudo e reter o que é bom. Afinal, como cristão, creio que devemos ter a mente de Cristo!

*O autor é pedagogo e pastor da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil